Aprovado PL que institui o Dia Municipal dos Rotarianos e Rotaractianos em Santo Antônio

Por unanimidade, os vereadores de Santo Antônio aprovaram, na segunda-feira (21), o Projeto de Lei nº 102/2022 que institui o Dia Municipal do Rotariano a ser comemorada, anualmente, no dia 23 de fevereiro, e o Dia Municipal do Rotaractiano, no dia 13 de março.

O projeto foi subscrito pelos vereadores Gabriel Diedrich (MDB) e Sergio Airoldi (Progressista). O proponente Gabriel justificou a iniciativa destacando as ações institucionais e projetos sociais das entidades. Os benefícios da prática de responsabilidade social, a conscientização do cidadão sobre seus direitos e deveres, assim como a promoção de eventos de utilidade pública, foram, igualmente, mencionadas pelo vereador Sergio Airoldi.

Na exposição de motivos da propositura, o vereador explicou que a iniciativa visa, também, homenagear os integrantes do Rotary e Rotaract pelos relevantes serviços prestados à comunidade de Santo Antônio da Patrulha.

Para os vereadores essa é uma maneira de prestar reconhecimento público às ações desenvolvidas pelas entidades sendo, também, uma forma de divulgar e multiplicar esse trabalho.

Em Chicago, nos Estados Unidos, no ano de 1905, o primeiro Rotary Club surgiu com o propósito de transformar relacionamentos comerciais em amizades, a partir da reunião de um advogada, Paul Harris e mais três homens de negócios, Gustav Loehr – engenheiro de minas – Silvester Schiele – alfaiate, Hiran Shorey-comerciante de carvão, em 23 de fevereiro. A partir da fundação do clube, esse grupo de homens, viu que a cidade precisaria de banheiros públicos, surgiu o primeiro projeto de Rotary no mundo.

O Rotary Internacional é uma instituição mundial composta por voluntários, unidos para servir ao próximo e promover a paz por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários unidos em ação numa rede global dedicada à construção de mudanças duradouras com contribuições de pessoas de todas as origens, independentemente da idade, raça, cor, habilidade, religião, status socioeconômico, cultura, sexo ou identidade de gênero.

Passados 117 anos, somam-se mais de 35.700 Rotary Clubs, composto por mais de 1,2 milhões de associados. No Brasil, são quase 2.400 Clubes divididos em 38 distritos com mais de 58.900 membros entre rotaractianos, interactianos e voluntários. Os principais objetivos são: promover a paz, combater doenças, preservar o meio ambiente, fornecer água limpa e saneamento, cuidar da saúde de mães e filhos, apoiar a educação e favorecer o desenvolvimento econômico.

Em Santo Antônio da Patrulha, o Rotary Club foi fundado em 1958, e ao longo dos 63 anos desenvolve seu trabalho junto à sociedade, percebendo seus problemas e realizando importantes iniciativas para sua solução, como a fundação da Escola Técnica Barão do Cahy e da Biblioteca Pública.  A manutenção e ampliação do Banco de Empréstimos de Equipamentos como cadeiras de rodas e banho, andadores, muletas, bengalas, camas hospitalares e botas ortopédicas. Também a preservação da cultura gaúcha através do Marca Farroupilha, incentivo da qualidade de vida em famílias através do passeio ciclístico e doação de enxovais para bebês. Durante a pandemia foram adquiridas macas para a Unidade Sentinela, lençóis e fronhas para os leitos de UTI e produção de máscaras que foram trocadas por alimentos e materiais de higiene entregues à população mais vulnerável. Atualmente estão mobilizados na execução dos projetos na área da Educação e da não violência, Guria Pode Sim, Gurias Empoderadas, a Escola de Trânsito para a Educação Infantil, mas também em prol da segurança pública, o Bomba Amiga.

Os Rotaracts Clubs são instituições sem fins lucrativos e fazem parte do Rotary Internacional. São compostos por jovens a partir de 18 anos e tem como objetivo promover ações e projetos em benefício à comunidade a qual está inserido. Além disso, atua com a ideia de formar líderes através do trabalho voluntário e desenvolvimento pessoal/profissional. O primeiro clube de Rotaract foi fundado em 1968, nos Estados Unidos.

Em Santo Antônio da Patrulha, o clube teve sua abertura no ano de 2012 e tem sua história marcada por muitos projetos de reconhecimento na comunidade patrulhense.

Os projetos das Minibibliotecas Comunitárias, Noite Encantada, Doutoracts, Mente Sã, LimPraia e Brechó da Pólio são exemplos do que o clube vem realizando ao longo de seus 10 anos, focados em diversas áreas sociais.

Atualmente o clube conta com 15 associados e 2 conselheiros, mantém vínculo ativo com o clube padrinho, o Rotary Club de Santo Antônio da Patrulha, e busca estar a cada dia mais conectado com as demandas da nossa cidade.

Postado: 24/03/2022
Atualização: 24/03/2022