Bacana busca alternativas para colaborar na melhoria da saúde em Santo Antônio

O tema saúde foi amplamente discutido pelos vereadores durante a 5ª Reunião Ordinária do último dia 07/03. Quem abriu a discussão e aprovou matéria neste sentido foi o vereador João Luis Moreira (Bacana), que na oportunidade solicitou do Poder Executivo explicações sobre o estado geral da pasta de Saúde Pública no município de Santo Antônio da Patrulha.

O vereador, ao fazer uso da tribuna, novamente destacou a situação da saúde pública do município, voltando a questionar a situação e solicitou medidas que possam amenizar o sofrimento da população como a ampliação do horário de atendimento do Posto Central, já que, muitos pacientes estão com dificuldades no horário adotado, realmente um fato preocupante. A sugestão, conforme sua Indicação nº 044/2022, seria adotar o período de dois turnos de trabalho e horário estendido até as 23h.

A maior preocupação esteve voltada ao funcionamento e atendimento do Hospital Municipal que centraliza uma grande demanda de atendimentos e tem sido alvo de insatisfação de populares quanto aos serviços prestados, além da suposta falta de alguns profissionais com especialidades médicas, demora no atendimento e análises laboratoriais que não atende a rapidez necessária que alguns diagnósticos requerem. Lembrando que os exames são primordiais nos processos de diagnósticos e tratamentos.

Para recuperar a saúde e melhorar os atendimentos na urgência e emergência, Bacana propõe ao Poder Executivo reuniões com os administradores da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e do Hospital Santo Antônio, secretaria Municipal da Saúde e Câmara de Vereadores para discutirem e chegarem numa solução efetiva, conforme seu Requerimento nº 098/2022.

Referente a insatisfação da população do atendimento hospitalar, Bacana sugere em seu Requerimento nº 113/2022, encaminhado a Coordenadora Técnica Fernanda Airoldi, que seja colocado em destaque na sala de espera da emergência o número da ouvidoria da Santa Casa de Misericórdia. Desta forma os pacientes poderão ter acesso a ferramenta de pesquisa e satisfação direta.

Ouvidorias são unidades administrativas cuja missão é viabilizar os direitos dos(as) cidadãos(ãs) de serem ouvidos e terem suas demandas pessoais e coletivas tratadas adequadamente. Sua função é intermediar as relações entre os(as) cidadãos(ãs) e os gestores, promovendo a qualidade da comunicação entre eles e a formação de laços de confiança e colaboração mútua, com fortalecimento de ter sua demanda efetivamente considerada e tratada e produzir informações que subsidiam o gestor nas tomadas de decisão.

Postado: 09/03/2022
Atualização: 09/03/2022