Bacana indica a contratação de agentes de saúde para a localidade de Monjolo

O vereador proponente João Luis Moreira (Bacana), apresentou na 3ª reunião Ordinária da Câmara de Vereadores, realizada na segunda-feira, dia 21, a Indicação nº 024/2022 pedindo a contratação de Agentes Comunitários de Saúde para a localidade de Monjolo. A indicação foi aprovada por unanimidade e assinada também pelos vereadores André Selistre (presidente) e Ezequiel Peixoto.

A contratação dos agentes é de extrema necessidade, como salientam os vereadores. Os agentes atuam como membros da equipe de saúde, da unidade de saúde familiar, responsável pelo cadastramento de todas as pessoas da área bem como manter os cadastros atualizados desenvolvendo atividades de promoção da saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas na comunidade.

“Fiz o pedido ao prefeito e ao secretário mostrando a necessidade e a importância desses profissionais que auxiliam a população em um momento tão complicado que é esse que estamos vivendo diante a pandemia e esses profissionais vêm para auxiliar e fortalecer a saúde em nosso município”, explicou Bacana.

O Agente Comunitário de Saúde é responsável por uma microárea dentro da área territorial da equipe, desenvolvendo ações que buscam a integração entre a equipe de saúde e a população. É responsabilidade do Agente o cadastramento de todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados, além de orientar famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis, desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e de agravos, e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, entre outras.

Postado: 25/02/2022
Atualização: 25/02/2022