Bacana pede agilidade nos alvarás

A demora na liberação de alvarás de construção e regularização foi tema de reunião na Câmara. O vereador João Luís Moreira (Bacana PTB) disse que recebe praticamente todos os dias em seu gabinete cidadãos que reclamam da demora da prefeitura nas liberações dos alvarás. “Isso não é de agora, é de outros governos. Inclusive ao longo do meu mandato não consigo entender por que não damos um passo à frente nesta questão”.

O vereador lembra que na legislatura passada que visava disciplinar o assunto aconteceu, em setembro de 2018, no tradicional café da manhã da Associação Comercial, uma palestra com o jovem engenheiro Douglas Sandri, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Lajeado, onde apresentou um programa de simplificação e desburocratização da máquina pública que ficou conhecido em todo o Estado do RS por proporcionar a emissão de alvarás para abertura de empresas em até 24h.

Bacana salienta que vivemos um tempo em que tudo é online e a informática está aí para auxiliar. “É inadmissível esperarmos meses por um alvará. Nosso município está sob ameaça de perder mais investimentos importantes por causa dessa morosidade”, afirmou.

Na segunda-feira (01), o vereador encaminhou ao Poder Executivo, o Requerimento nº 797/2022, solicitando esclarecimentos quanto à morosidade na emissão de alvarás de regularização e construção de obras no município, e qual o motivo de ter somente um servidor para vistoria. Para ele, é preciso estabelecer uma linha de trabalho com prazos para que as melhorias sejam implementadas. Uma sugestão seria buscar modelos e adaptá-los à realidade de Santo Antônio.

“Precisamos de resultados imediatos para o bem do cidadão e para que o município possa caminhar mais rapidamente”. A cidade cresceu muito de alguns anos para cá e não temos funcionários suficientes para atender à demanda. “Esse é o nosso entrave”.

Após a explanação e questionamento, Bacana disse que é parceiro para, na união de esforços, encontrar alternativas para as melhorias no setor.

Postado: 03/08/2022
Atualização: 03/08/2022