Bancada do MDB apoia reajuste salarial para os professores e entrega Ofício à Secretaria da Educação

Preocupados com a situação dos professores da rede municipal de ensino e, consequentemente, com a educação dos alunos patrulhenses, os vereadores da Bancada do MDB Gabriel Diedrich, Paulo Neves, Ricardo Pires e Valdir Silva, estiveram nesta semana visitando a secretária Municipal da Educação, Josélia Fraga, numa conversa bem informal sobre a categoria.

Na opinião dos vereadores não há mais justificativa para a não valorização desses profissionais que se desdobraram ainda mais, para levar conhecimento aos patrulhenses em tempos de pandemia. Destacaram ainda, a defasagem salarial dos profissionais da educação de Santo Antônio da Patrulha em relação a outros municípios do Estado do Rio Grande do Sul.

Na ocasião entregaram um Ofício a própria secretária Josélia com as seguintes pautas:

“Considerando que o Governo Federal editou portaria, na data de 04 de fevereiro de 2022, concedendo o reajuste no percentual de 33,24% no Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica.

Considerando que o piso nacional da categoria é o valor mínimo que deve ser pago aos professores do magistério público da educação básica, em início de carreira, para a jornada de no máximo 40 horas semanais.

Considerando que a Lei 11.738 de 2008, que institui o piso, estabelece que os reajustes devem ocorrer a cada ano, em janeiro.

Considerando a defasagem salarial dos profissionais da educação de Santo Antônio da Patrulha em relação a outros municípios do Estado.

Considerando que as contas públicas municipais estão superavitárias e reúnem condições de valorização e reconhecimento à classe do magistério.

Os vereadores signatários, vêm, respeitosamente, requerer a concessão do referido reajuste no percentual de 33,24% sobre os vencimentos dos profissionais da educação do Município de Santo Antônio da Patrulha/RS”.

A secretária municipal da Educação, Josélia Fraga, ouviu atentamente os vereadores e se comprometeu em levar esta demanda adiante.

Postado: 09/02/2022
Atualização: 09/02/2022