CEEE Grupo Equatorial amplia subestação de Santo Antônio da Patrulha

A CEEE Grupo Equatorial realizou uma importante obra que beneficiará parte da região metropolitana e o litoral norte gaúcho. A companhia de energia concluiu a ampliação, em 60%, da capacidade da subestação (SE) de Santo Antônio da Patrulha.

A entrega da unidade foi realizada na tarde desta terça-feira, dia 13, com a participação do presidente da CEEE Grupo Equatorial, Raimundo Barretto Bastos, do prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Gomes Massulo, da vice-presidente da Associação Comercial e Industrial da cidade (ACISAP), Andréa Peixoto dos Santos, da gerente administrativa ACISAP, Maria Beatriz Mârques , do presidente da Câmara dos Vereadores, André Luis de Oliveira Selistre, dos vereadores Gabriel Diedrich, Ricardo Pires e Valdir Silva, além de outros executivos da companhia.

Na subestação de Santo Antônio da Patrulha, R$ 4,6 milhões foram investidos na instalação de um transformador de maior capacidade, fazendo com que a unidade agora possua 40 MVA de potência instalada. Além disso, foram feitas outras melhorias, tais como a digitalização de seu sistema de automação, permitindo a operação remota, e a construção de uma bacia de contenção da caixa separadora de óleo, em atendimento às normas ambientais vigentes.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, André Selistre, com a chegada de novos empreendimentos no setor imobiliário e o aumento da demanda de energia para o verão, este investimento para o município supera todas as expectativas positivamente.

As ações de ampliação também contaram com técnicas modernas para evitar interrupções de energia, com a instalação de uma subestação móvel para atender aos clientes durante o processo. A conexão e a desconexão desta unidade foi feita sem o desligamento da rede de distribuição, com atuação de equipes especializadas em ocorrências de linha viva (energizada).

A ampliação, prevista no plano de investimentos do Grupo Equatorial Energia após assumir a CEEE-D, em julho de 2021, vai beneficiar diretamente 26 mil clientes, em Santo Antônio da Patrulha e nas vizinhas Osório e Caraá, e incrementará o suprimento de energia aos outros 19 municípios desta região.

Para Fernando Ortiz, Gerente de Manutenção da CEEE Grupo Equatorial, a empresa viabilizou uma solução que atende a estratégia de acréscimo de carga na região litorânea, no atendimento ao “veraneio”, quando a população da região metropolitana vai às praias.

Postado: 13/12/2022
Atualização: 13/12/2022