Jacira sugere ao Executivo que participe dos programas junto ao Governo do Estado RS para captar recursos para o município

A vereadora e líder de Governo, Jacira Santos, apresentou na semana passada duas indicações, inclusive assinadas juntamente com as bancadas do PTB, PDT e Progressistas.

A primeira Indicação nº 335/2022, a vereadora sugere ao Executivo Municipal para que seja elaborado, através da Secretaria de Saúde, projetos de melhorias na estrutura física nas áreas de pronto atendimento e emergência no hospital, bem como a possibilidade da instalação de energia solar visando a redução dos gastos mensais. De acordo com a vereadora, a indicação justifica-se devido a oportunidade de captar recursos junto ao Governo do Estado RS e efetivar melhorias na área da saúde do município.

“Sabemos da escassez de recursos do Poder Público Municipal, entretanto, o Estado lançou o programa Avançar na Saúde, que é um plano de investimentos para obras e aquisição de equipamentos para a qualificação da rede hospitalar”, explicou a vereadora Jacira.

Outra situação que preocupa a vereadora são as filas de espera para cirurgias que aumentaram durante a pandemia de Covid-19, quando os hospitais tiveram que fechar as portas para os procedimentos não emergenciais e focar no atendimento das vítimas do coronavírus. Para tentar reverter essa situação, Jacira encaminhou a segunda Indicação nº 336/2022, onde propõe para que seja analisada a possibilidade de firmar com o Estado RS uma parceria no Programa Cirurgias +, por intermédio da secretaria da Saúde.

“Toda ação que ajude a acelerar o atendimento dos pacientes que precisam de cirurgias é bem-vinda”, salientou.

O Programa Cirurgias + é parte da iniciativa do Governo do Estado do RS para atender a demanda represada de consultas, exames e cirurgias em sete especialidades com maiores filas e maior tempo de espera da população do Rio Grande do Sul: traumatologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, otorrinolaringologia, oftalmologia, ginecologia e urologia.

Postado: 24/11/2022
Atualização: 02/12/2022