sessoes ordinarias

SESSÕES ORDINÁRIAS:

segundas-feiras, às 16 horas.
Projeto de Lei cria programa de ações preventivas à depressão e ao suicídio nas escolas municipais
Projeto de Lei cria programa de ações preventivas à depressão e ao suicídio nas escolas municipais

Aprovado por unanimidade durante a 38ª Reunião Ordinária, o Projeto de Lei nº377/2022, de autoria dos vereadores Gabriel Diecrich, Jacira Santos, Diego Portal e Ricardo Pires, que cria o Programa de Ações Preventivas à Depressão e ao Suicídio entre Crianças e Adolescentes na rede municipal de ensino de Santo Antônio da Patrulha.

 

O texto propõe que sejam realizadas ações de conscientização sobre o tema nas escolas públicas da rede municipal de ensino, por meio de projetos socioeducativos como palestras, debates e rodas de conversa. Também prevê a participação de professores em cursos de formação ou requalificação a fim de aprofundar conhecimentos sobre a incidência de transtornos mentais entre jovens e adolescentes.

 

Ficará a cargo do Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SEMED), ministrar aos professores curso de formação ou requalificação, dentro do horário escolar de trabalho, sobre o assunto para lidar adequadamente com o tema dentro da escola.

 

O programa também prevê parcerias com instituições públicas ou privadas para promover ações como palestras, workshops e outros instrumentos de capacitação. Além disso, promover encontros com as famílias para inseri-las no debate.

 

Para os vereadores é importante o diálogo no ensino público em parceria com professores, pois na maioria das vezes o suicídio é o desfecho de um sofrimento prolongado e alimentado por outras doenças como a depressão, considerada um transtorno com múltiplas causas, e o tratamento depende de uma abordagem multissistêmica, desempenhada por diversos setores.

Detalhes

Escrito por: Claudio Franken - Assessoria de Imprensa
Categoria: Notícias
Postado: 26/10/2022
Atualização: 26/10/2022
Acessos: 239

Compartilhar

whatsapp facebook twitter
Pular para o conteúdo