Ricardo Pires pede estudos para melhorar a orientação e o fluxo de trânsito nas rotatórias em Santo Antônio

O vereador Ricardo Pires (MDB) protocolou, na 1ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores, a Indicação nº 010/2022 para que o Poder Executivo realize, de forma urgente, um estudo nas rótulas localizadas na ERS 030, em Santo Antônio da Patrulha, dando a preferência para o veículo que já estiver em circulação na rotatória.

Mesmo sendo um importante instrumento viário, muitos motoristas ainda desrespeitam as regras de circulação da rotatória e se confundem quanto à preferência de passagem, sem saber qual o real objetivo de uma rotatória.

A rotatória é um recurso de engenharia cujo objetivo é evitar o encontro de fluxos de veículos, dispensando também a instalação de semáforos.

A regra principal que deve ser cumprida pelos motoristas é observar as sinalizações. Uma delas é a placa de “Pare” em frente a cada um dos entroncamentos, que tem em praticamente todas as cidades.

O tráfego de veículos, ônibus e caminhões em Santo Antônio da Patrulha é muito intenso, principalmente nos horários de pico, onde o tempo de espera para transpor esta rotatória é extremamente demorado e a travessia é arriscada, devido à imprudência de alguns motoristas que trafegam em alta velocidade e desrespeitam à sinalização de trânsito. Se cada um dos motoristas respeitar essa sinalização, todos os sentidos da rotatória irão fluir igualmente. É importante lembrar que o desrespeito à placa é uma infração gravíssima e mais pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

“O risco de acidentes em nossas rotatórias é iminente. Por isso, peço que a prefeitura dê uma atenção e realize um estudo para melhorar o fluxo e deixar o trânsito de veículos mais seguro no município”, justifica.

Postado: 09/02/2022
Atualização: 09/02/2022