Valtair sugere para que o município possa aderir ao Programa “Melhor em Casa”

A Indicação Nº 340/2022, de autoria do vereador Valtair Andrade, sugere ao Poder Executivo, por meio da Secretaria de Saúde e com a parceria da Associação Vila Nova, que possam viabilizar um estudo para o município fazer a adesão do programa do Governo federal “Melhor em Casa’, para ofertar aos munícipes, o Serviço de Atendimento Domiciliar. Os vereadores Progressistas André Selistre, Ezequiel Peixoto, Gilberto Souza, Jacira Santos e João Eliseu de Souza Meregali também assinaram a indicação que será encaminhada ao Poder Executivo.

A atenção domiciliar visa a proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar.

Os pacientes atendidos pelo “Melhor em Casa” recebem uma equipe multidisciplinar que avalia o quadro clínico, a evolução, injeta medicações, faz curativos e outros serviços necessários, corno fisioterapia e assistência social.

Por fim, o vereador afirmou que o programa, além de reforçar os vínculos familiares, pode reduzir o tempo de internação dos pacientes e, por extensão, os riscos de infecção hospitalar. “Vou entregar esse projeto nas mãos do prefeito e espero que ele o acolha porque vai ao encontro dos anseios da população”, disse.

O “Melhor em Casa” é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento.

Postado: 23/11/2022
Atualização: 02/12/2022