Vereador Gabriel indica a criação de “Ecopontos” para descarte ecologicamente correto

Preocupado com a destinação dos resíduos sólidos tais como da construção civil, pilhas, eletrônicos, plásticos, vidros e outros produzidos pela coletividade, como galhos, resíduos de podas e móveis descartados, o vereador Gabriel Diedrich, na sessão ordinária de segunda-feira (14), apresentou Indicação ao gestor municipal na qual solicita estudos com a finalidade de implantar “Ecopontos” em terrenos pertencentes ao Município de Santo Antônio da Patrulha.

Pela proposta do parlamentar, esse local reservado para entrega voluntária de resíduos sólidos seria mantido pela Secretaria de Obras, de modo que os munícipes disponham de uma área pública destinada ao recebimento de tais materiais.

Segundo Gabriel, a Municipalidade poderia processar esses materiais e promover a destinação correta. “O descarte inadequado de podas e móveis é um problema recorrente na cidade, que tem motivado inúmeras cobranças para que a Prefeitura melhore a eficiência no recolhimento desses materiais”, destaca o parlamentar.

Com o ecoponto, a população passa a ter um local definido para descartar esses objetos, contribuindo de forma voluntária com a limpeza da cidade. As podas recebidas pela Municipalidade podem ser reaproveitadas para a produção de adubo, assim como a madeira de mobílias e outros descartes poderão ser reaproveitadas como lenha.

Com a instalação dos “ecopontos” em lugares estratégicos do Município, além de servir como estímulo na preservação do meio ambiente, sensibilizando a população patrulhense em relação à importância individual de medidas práticas voltadas à sustentabilidade, o local servirá para descarte de resíduos sólidos gerados pelas atividades de construção civil, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, móveis inservíveis, restos de galhos de árvore e outros, evitando assim acúmulos de lixo nas ruas. “Com isso, os munícipes poderão depositar o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduos. É importante também um trabalho de conscientização por parte da administração pública sobre sua utilização”, destacou o vereador Gabriel.

O objetivo do Ecoponto é possibilitar a destinação correta de materiais sólidos, evitando seu abandono em ruas, calçadas e terrenos baldios e seu descarte final em lixões ou aterros sanitários, situações que podem acarretar em danos ambientais e à qualidade de vida da população.

Postado: 17/02/2022
Atualização: 17/02/2022