Vereadores visitam CAEE

Em fevereiro de 2021, junto com o retorno das aulas do ensino fundamental, o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – CAEE reabriu suas portas, sob a coordenação da professora Carla Meregalli de Oliveira. Depois de estar fechado durante o período da pandemia, o CAEE retornou para atender as crianças da rede municipal de educação que possuem dificuldades de aprendizagem. Além do trabalho focado nos alunos da rede municipal, o Centro também auxilia as escolas, dando retorno aos professores sobre a evolução dos atendimentos, com o propósito de trabalhar as necessidades específicas de cada aluno. Hoje são atendidos mais de 170 alunos.

A convite da diretora do CAEE, Carla Meregalli, na última quinta-feira, dia 12, o presidente da Câmara de Vereadores, André Selistre, acompanhado dos vereadores Ezequiel Peixoto, Gabriel Diedrich, João Eliseu Souza Meregali, Ricardo Pires, Valtair Andrade, da secretária da Educação, Silvia Collar, do secretário Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Airoldi, estiveram visitando o espaço totalmente revitalizado. O local, que fica em frente à praça da Boa Viagem, conta com atendimento de psicóloga, psicopedagoga, neuropediatra e fonoaudióloga. Na conversa, foi apresentado um pouco do trabalho diário pelas equipes que atuam no local.

Foi servido um coffee break, e logo após foi apresentado, aos convidados, o Projeto Terapêutico Externo. Futuramente, em busca de parceiros, está projetado a construção de um espaço externo para complementar os atendimentos aos alunos. A diretora Carla Meregalli, a coordenadora e professora Erani Pacheco, as psicólogas Keli Gravi e Andria Rodrigues, a fonoaudióloga Alessandra Stenzel, a assistente social Andreia Sates, e as psicopedagogas Letícia Airoli e Patricia Reis, puderam explanar um pouco das suas experiências e expectativas com este novo projeto.

Este espaço terá um playground, mesas e cadeiras e jardinagem para as terapias ocupacionais, onde atuará como ferramenta para proporcionar às crianças motivação, desenvolvimento da criatividade, desinibição, revisão dos conhecimentos e favorecimento e fortalecimento da formação da personalidade.

O fato da criança aprender a brincar está intimamente ligada à comunicação com outros indivíduos e ao contato com suas próprias emoções, o que favorece na criança o desenvolvimento de sua autoestima e a formação de vínculos positivos com o mundo que a rodeia. É através da brincadeira que as crianças soltam sua imaginação e criatividade, e desenvolvem a capacidade de relacionamento interpessoal, o que, muitas vezes, são esquecidas por causa do avanço tecnológico. O brincar possui importância para o desenvolvimento global da criança, estando relacionado aos aspectos do desenvolvimento cognitivo, social, afetivo e físico.

Por fim, os vereadores assinalaram apoio ao projeto e afirmaram ser um espaço com bastante possibilidade de aprendizado, e além de conhecer, se colocaram à disposição para ajudar no quer for possível, e em qualquer necessidade.

“A visita foi muito satisfatória pois tivemos conhecimento de como funciona o trabalho com os alunos e todas as oficinas que são desenvolvidas no local”, finalizou André.

Postado: 13/05/2022
Atualização: 13/05/2022