Eronita Andrade da Silva Erô

Data de nascimento: 01/01/1957
Bancada: Solidariedade

Natural de Osório, a Vereadora Eronita Andrade é filha de José Andrade e Otília Marcelina Silveira de Andrade. Foi criada em família humilde com mais sete irmãos, sendo cinco homens e três mulheres. Erô, como é carinhosamente conhecida pela comunidade, tem uma filha, Maristela, e três netos: Vinícius, Ketelen e Guilherme. Em 1979, se matriculou no curso de atendente de enfermagem e passou a atuar na área da saúde, no Hospital São Vicente de Paula.

A experiência a levou a buscar se aperfeiçoar e ingressar no curso de auxiliar de enfermagem. Em 1994, passou em concurso público da Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, cidade que adotou, desde então, como sua terra natal. Em 1995, foi chamada para assumir o cargo de auxiliar de enfermagem no Posto de Saúde Central, onde foi designada para auxiliar no transporte de pessoas que necessitam de consultas e exames especiais em Porto Alegre.

Erô foi convidada a concorrer a um cargo eletivo em 2007, logo após entrar no DEM. Na ocasião, ficou na suplência. Na eleição seguinte, em 2012 foi mais uma vez convidada a ser candidata. Desta vez obteve sucesso, sendo eleita Vereadora para o mandato 2013/2016. Ela entrou para a história da política patrulhense ao integrar a legislatura em que a Câmara conta com o maior número de mulheres em sua composição.

Em 2013, saiu do DEM e passou a integrar o recém fundado Solidariedade, sendo escolhida para ser a primeira presidente do partido em Santo Antônio da Patrulha. Ainda em 2013, foi eleita para ser a Vice-Presidente da Casa no ano seguinte. Porém, durante 2014, decidiu se afastar do posto, cedendo a vice-presidência para o Vereador André Randazzo dos Reis.