João Luis Moreira da Silva

Data de nascimento: 16/04/1977
Bancada: Solidariedade

Secretário da Mesa Diretora

O Vereador João Luís Moreira da Silva, conhecido como Bacana, nasceu em 16 de abril de 1977. Filho caçula do casal Valentin José da Silva e Teresinha Moreira da Silva, Bacana é agricultor, minerador e líder comunitário do 5º Distrito, na região de Monjolo, Evaristo, Sertão do Cantagalo e Bom Retiro.

Bacana teve uma infância e uma adolescência muito difícil, pois desde cedo tinha que ajudar seus pais na roça. Posteriormente, trabalhou na Sorveteria Eisberg. Lá, recebeu o apoio de seus patrões, Alcina Lopes e Edson Bier para que concluísse seus estudos, trabalhando ao dia e estudando à noite. Foi quando, através de supletivo concluiu o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

Sua vida política iniciou no ano de 1997, quando se filiou ao PMDB. Em 1998, passou a integrar o PT. Em 2004, se candidatou pela primeira vez ao cargo de Vereador, não tendo sido eleito. Voltou ao PMDB, em 2007, e se candidatou novamente em 2008, sendo o candidato a Vereador mais votado. Em seu primeiro mandato, foi eleito duas vezes para a Presidência da Câmara, nos anos de 2010 e 2012. Na eleição de 2012, foi reeleito, novamente como o mais votado.

Bacana atua em diversas áreas. Entre seus projetos de lei, destacam-se o que estabelece que em todos os documentos públicos municipais seja utilizado o qualitativo: “Crack: a pedra da morte”; e o que obriga que as agências e correspondentes bancários disponibilizem assentos para os usuários que aguardam o atendimento, banheiros privativos e adequados para pessoas portadoras de deficiência, funcionários suficientes para atendimento no setor de caixas e fornecimento de água potável para os usuários.