jair belloli thumb

Jair Belloli

 

Partido: Movimento Democrático Brasileiro - MDB

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fone: (51) 3662-3555 Ramal: 226

mdb

 

Nascido em 17 de junho de 1954, na localidade de Baixo Lajeadinho, então 5º Distrito de Santo Antônio da Patrulha e hoje pertencente ao município de Caraá, Jair Belloli é filho de Alves Belloli e Necília Souza Belloli, sendo integrante de uma família de cinco irmãos.

Jair Belloli iniciou seus estudos na terra em que nasceu, concluindo o ginásio no antigo distrito de Caraá. "Até aos 18 anos me criei na lida da lavoura", recorda, lembrando que a família cultivava diversas plantações. Em seguida, obteve sua carteira de habilitação, passando a trabalhar no caminhão do pai, transportando mercadorias para a sua comunidade natal. Algum tempo depois, passou a trabalhar com caminhão boiadeiro, profissão que exerceu durante muitos anos. Ainda na juventude teve intensa participação no esporte, integrando o time de futebol da localidade até completar 40 anos. Em 1977, Jair Belloli se casou com Isaura, sendo que o casal tem três filhos: Eder, Amanda e Mateus e dois netos: Marina e Pedro, tendo sempre dedicado uma atenção muito especial aos seus.

Como líder da classe dos caminhoneiros, Jair Belloli participa da Associação dos Caminhoneiros de Santo Antônio da Patrulha (ACSAP) há 35 anos, tendo sido vice-presidente da entidade na gestão do ex-presidente Mário Nilton da Silveira, o Caxixo. Também fez parte da diretoria de Renato Cardoso dos Santos; foi vice-presidente na gestão de Sílvio Jair Ferreira e secretário na diretoria de Flavio de Jesus, sendo o atual presidente daquela tradicional entidade, eleito em 2017, para um mandato de quatro anos. Belloli também tem participação ativa na Igreja Católica, integrando com a esposa Isaura o ECC (Encontro de Casais com Cristo) há 12 anos, na Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem. Além disso, é grande incentivador da Escolinha de Futebol da Igreja Vida, que reúne 50 meninos semanalmente em atividades esportivas na sede daquela entidade social.

A política teve início em sua vida em 1976, a convite do ex-prefeito Ferúlio Tedesco Netto e do amigo Simão Belloli. Na ocasião, concorreu pela primeira vez à Câmara de Vereadores, fazendo 176 votos. Naquele ano disputaram com ele, Sílvio Fofonka e Areni José de Oliveira, ambos eleitos representando o então distrito de Caraá. No mesmo ano, Ferúlio se elegia prefeito de Santo Antônio da Patrulha pela primeira vez.

Em 1988, atendendo convite de um grupo de amigos, Jair Belloli concorreu novamente a vereador, fazendo 330 votos e ficando na primeira suplência. Em 1992, obteve 738 votos, sendo o mais votado no então distrito de Caraá. Em 1996, Belloli fez 336 votos, ficando mais uma vez na primeira suplência e, em 2016, fez 408 votos pelo PMDB, conquistando uma cadeira na Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha.