No início da semana, durante a 33ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores foi aprovado ao PL nº 293/2023, por unanimidade, onde Santo Antônio da Patrulha recebeu, em março de 2023, uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil, destinada pelo deputado federal Afonso Motta (PDT), a qual será destinada à área da Educação, para a obra de cobertura da quadra esportiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Inácio Machado Ramos. O vereador, Diego Portal, ressaltou a importância deste recurso. “É gratificante perceber que o nosso trabalho reverte em resultados tão positivos. Foram visitas, conversas, contato com o deputado, que acredita também em nosso projeto, em nossa proposta de trabalho, e se torna parceiro nesta causa em prol da educação”. Com certeza a população é quem ganha com este esforço coletivo. Para o vereador, foi dado o primeiro passo para uma grande caminhada e certamente, uma apresentação dessa obra será um momento significativo para celebrar o esforço coletivo em prol da educação e do bem-estar da população de Santo Antônio da Patrulha. A cobertura da quadra esportiva não apenas fornecerá um espaço adequado para atividades físicas e esportivas, mas também poderá se tornar um centro de encontro para a comunidade estudantil, promovendo eventos e atividades culturais.
O vereador João Luís Moreira (Bacana PTB), protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Santo Antônio da Patrulha um requerimento em que pede informações, ao Poder Executivo e a Secretaria da Saúde, sobre a demora nos agendamentos e atendimentos oftalmológicos no município. O Requerimento nº 1220/2023 foi aprovado, por unanimidade, durante a 33ª Reunião Ordinária realizada na última segunda-feira, dia 18. Em sua fala na Tribuna, Bacana lembra que o município de Santo Antônio da Patrulha é referência para os atendimentos de oftalmologia, mas a fila de espera está aumentando e com pacientes aguardando há mais um ano. “Os outros municípios realizam seus agendamentos e logo em seguida são encaminhados para o atendimento em Santo Antônio, aqui no nosso Hospital. Tenho vários conhecidos e pessoas que estão no aguardo e outras que por motivos de urgência estão pagando consultas particulares, o que eu não acho justo”, salientou. Com um pedido de aparte, a vereadora Jacira Santos lembra que os agendamentos e consultas são gerenciados pelo GERCON. Um médico regulador dá prioridade aos casos mais graves e urgentes, não apenas à ordem de entrada dos pacientes no sistema. E mais, pelo Gercon, as unidades de saúde registram as solicitações a partir de um formulário padrão, classificando a prioridade de acordo com critérios pré-definidos de classificação de risco. O agendamento ocorre de acordo com a complexidade, a regionalização e o tempo que o paciente aguarda na fila de espera pela consulta especializada. Por fim, Bacana agradeceu o esclarecimento realizado pela vereadora Jacira Santos, mas voltou a repetir “Isso precisa ser debatido com mais seriedade, a central de regulação não conhece a realidade da cidade de Santo Antônio, os usuários da rede de saúde pública seguem reclamando da dificuldade no atendimento em razão da morosidade no agendamento de consultas, e isso é inadmissível”.
Na noite da última segunda-feira (18), a Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha realizou a tradicional Sessão Solene no CTG Patrulha do Rio Grande. Durante a cerimônia foram condecorados quatro tradicionalistas com o Diploma Mérito Farroupilha, reconhecendo seus serviços em prol da cultura do movimento gaúcho no município. Este é o objetivo do Diploma Mérito Farroupilha, criado pela Lei municipal 9.221/2022. Os homenageados foram indicados pelas Bancadas Progressistas, MDB, PDT e PTB, onde foram agraciados os senhores Elvio Rocha Machado, Genildo Rogério Barros dos Santos, Reni da Silva Braga e Romar Nunes da Silva. A mesa principal foi composta pelo presidente da Câmara de Vereadores, Ezequiel Peixoto, o prefeito Rodrigo Massulo, a vereadora Jacira Santos, o vereador proponente da Lei e Secretário da Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Airoldi (Canário), e o patrão do CTG Patrulha do Rio Grande, Paulo Cezar de Souza. Homenagens, emoções e agradecimentos marcaram a Sessão Solene. Um momento de muita alegria por estarem reunidos vereadores, amigos e familiares em prol de um só objetivo, cultuar a tradição. Reconhecer, em cada um dos agraciados, a relevância do trabalho prestado, pela belíssima trajetória e a sua dedicação e comprometimento, mesmo superando muitos desafios ao longo de sua história, traduzem o resgate e a preservação do patrimônio histórico e cultural, contribuindo sobremaneira com o município de Santo Antônio da Patrulha e com o estado do Rio Grande do Sul. O presidente da Câmara de Vereadores, Ezequiel Peixoto, em sua fala, salientou que o gaúcho autêntico é um verdadeiro tradicionalista. Não porque aprende coisas no CTG, mas porque carrega em si esses valores e não vê alternativa possível de vida digna fora deles. Por fim, lembrou que neste ano de 2023 também estamos comemorando o centenário da Revolução Farroupilha. O evento foi encerrado com um jantar campeiro para os homenageados e o público presente.
Foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária da Câmara, no dia 11 de setembro, o Projeto de Lei 214/2023, de autoria do vereador Gabriel Diedrich, que cria o Projeto Pomar Urbano, destinado ao plantio ou reposição de árvores de espécies frutíferas em áreas públicas do Município de Santo Antônio da Patrulha. De acordo com o texto, a implementação da iniciativa ocorrerá, preferencialmente, nas praças e demais áreas verdes da cidade, a critério do Poder Executivo. Conforme o proponente, quando executado nas áreas livres e ociosas das escolas da rede municipal de ensino, o projeto poderá contar com a participação da comunidade escolar, com o objetivo de despertar o interesse do aluno para a valorização e os cuidados com os recursos naturais, por meio do contato com as plantas. Na justificativa ao projeto, o vereador Gabriel Diedrich sugere que as secretarias municipais de Educação e Agricultura e Meio Ambiente, bem como o escritório local da Emater/Ascar, sejam envolvidos nesse trabalho junto às escolas da rede municipal de ensino, levando conhecimento, apresentando técnicas de plantio, debatendo quais as melhores espécies para produção em cada região, dentre outros. O plantio será feito com as espécies frutíferas que forem mais adequadas a cada lugar, segundo a ecologia, o solo e a dimensão de área respectiva, objetivando atender aos programas de manutenção e ampliação de áreas verdes no município. Além da finalidade ambiental, o projeto é voltado à melhoria da saúde pública, possibilitando que a população tenha acesso às frutas, estimulando a alimentação saudável. O projeto também contempla a possibilidade da iniciativa privada promover o plantio ou reposição de árvores frutíferas, mediante permissão de uso, e em contrapartida fazer publicidade. Poderá ainda a Prefeitura firmar convênios com instituições e órgãos públicos. Mais do que uma ação prática, o Projeto Pomar Urbano detém um cunho ambiental que visa conscientizar a população, inclusive estudantes, à necessidade de buscarem ações de cidadania, preservando e conservando também o ambiente em que vivem. “A arborização exerce papel de vital importância para a qualidade de vida nos centros urbanos. Por suas múltiplas funções, a árvore atua diretamente sobre o clima, a qualidade do ar, o nível de ruídos e sobre a paisagem. Além de construir refúgio indispensável à fauna remanescente nas cidades”, afirma o vereador Gabriel Diedrich.
O vereador Valtair Andrade (Progressistas) cumpriu agenda em visita ao Hospital Municipal - Associação Vila Nova, que vem passando por reforma. O projeto prevê a ampliação no número de salas, nova área para receber a chegada das ambulâncias e melhores condições de acolhida aos pacientes e familiares. O vereador foi recebido pelo gerente-administrativo, Jeremias da Silva, o engenheiro civil da Associação Hospitalar Vila Nova, Robert Brum, e o engenheiro civil, Robinson Kuri, responsável pelas obras que estão sendo realizadas pela empresa KPP Engenharia. Durante a conversa foi lembrado do grande trabalho que o Poder Executivo vem realizando em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado RS, e lembraram que, o governo Rodrigo Massulo vem trabalhando e se dedicando pela saúde, o que é muito positivo e demonstra compromisso com a saúde da população. Jeremias também exaltou a reforma e disse que a unidade vai ganhar um novo visual e acima de tudo, promoverá mais qualidade no atendimento das pessoas e oferecerá condições melhores de trabalho aos servidores. Segundo as expectativas, dezembro e a previsão de entrega da obra com recursos de quase 1 milhão provenientes do Governo RS. “A vinda de recursos para a saúde é fundamental para que a população tenha um atendimento mais digno e isso está se tornando realidade. Quem ganha com isso são os patrulhenses”, concluiu Valtair.