sessoes ordinarias

SESSÕES ORDINÁRIAS:

segundas-feiras, às 16 horas.
Comunicado

thumbnail
Vereadores reúnem-se com a Secretaria da Saúde e Ministério Público

thumbnail
A Câmara de Vereadores apoia a Campanha de Doação de Sangue “Junho Vermelho”

thumbnail
NOTÍCIAS
Canário propõe fomentar o cenário esportivo da cidade

A afirmação de que o esporte é uma ferramenta de transformação é conhecida de muita gente. E para reforçar a validade da frase, o presidente da Câmara de Vereadores, Sergio Airoldi, apresentou uma proposta onde busca reconhecer e apoiar os esforços dos atletas patrulhenses que se dedicam ao alto desempenho e competição em suas modalidades esportivas. Durante a 19ª Reunião Ordinária, realizada na última segunda-feira (10), Canário apresentou a Indicação nº 103/2024 onde propõe ao Poder Executivo, através da Secretaria da Cultura, Turismo e Esportes que seja criado um cadastro de atletas patrulhenses, similar ao “agente – cadastro de trabalhadores da cultura”, para que então possa ser criado um ranking desses atletas, para modalidades oficialmente praticadas no município como corridas, maratonas, beach tennis, entre outras, bem como para aquelas que possuem atletas patrulhenses competindo oficialmente, em âmbito internacional, nacional, estadual e municipal, com o objetivo de oferecer o devido reconhecimento anualmente. “Nada mais justo darmos destaque a performance dos nossos atletas patrulhenses”. A proposta também visa criar uma organização que propicie o incentivo e ao auxílio em editais para ampliar o apoio aos atletas.

Câmara de Vereadores participa da entrega oficial de um novo caminhão

Nesta sexta-feira (14), os vereadores estiveram presentes na cerimônia oficial de entrega do caminhão toco, zero quilômetro, que será utilizado pela Secretaria Municipal de Obras, Trânsito e Segurança. Por intermédio do vereador João Luis Moreira da Silva, o veículo avaliado em R$ 535 mil, foi adquirido através de recursos de uma emenda parlamentar de R$ 500 mil do deputado federal Lucas Redecker e o restante de recursos próprios do município. Os vereadores André Selistre, Gilberto Souza, João Luis Moreira da Silva, Jorge Eloy de Oliveira e Valtair Andrade acompanharam a entrega das chaves do caminhão toco para o prefeito Rodrigo Massulo. Bacana destacou a importância dessa conquista para os moradores do 4º e 5º Distrito de Santo Antônio da Patrulha e para o subprefeito da região Edgar Friedrichs, que se dedica incansavelmente para manter as comunidades organizadas. O presidente da Câmara de Vereadores, Sergio Airoldi, expressou profunda gratidão ao poder público municipal, ao vereador Bacana, a todos que colaboraram e, principalmente, ao deputado Lucas Redencker, que está sempre atento às demandas e necessidades de Santo Antônio da Patrulha. Estavam também presentes na cerimônia o prefeito Rodrigo Massulo, o secretário Municipal da Saúde, Antônio Selistre, o deputado federal Lucas Redecker, seu assessor Mauri Nunes, e os convidados o ex-vereador patrulhense e diretor da SEDUR, Marlon Rafaelli, e o assessor jurídico da SEDUR, Naasom Luciano da Rocha.

Ezequiel sugere ao município captação de recursos para assistência a animais resgatados e vítimas das enchentes do RS

Na última sessão ordinária, realizada na segunda-feira (10), foi lido e aprovado por unanimidade, uma indicação nº 102/2024 onde o proponente vereador Ezequiel Peixoto sugere ao Poder Executivo, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e do setor de Bem-Estar Animal, que façam o cadastro solicitando os recursos disponibilizados pelo Governo Federal para animais vítimas das enchentes no RS. Ezequiel salienta que o governo federal anunciou no dia 21 de maio, medida que garante recursos financeiros a abrigos de municípios do Rio Grande do Sul, afetados pelas enchentes, para que possam garantir alimentos e materiais necessários para o atendimento de animais resgatados.  Por fim, o vereador ainda justifica que a solicitação de recursos disponibilizados pelo Governo Federal para os animais é essencial para a sobrevivência e bem-estar dos mesmos. “O apoio aos animais desabrigados ou em situação de risco é fundamental para prevenir problemas de saúde pública e preservar o equilíbrio ambiental local”.

Diego pede a colocação de fresado de asfalto na região do Madre Tereza

Na segunda-feira (10), durante a 19ª Reunião Ordinária da Câmara, o vereador Diego Portal apresentou a Indicação nº 100/2024 pedindo, ao Poder Executivo e a Secretaria de Obras, Trânsito e Segurança, que realizem a colocação de fresado de asfalto na Travessa um (1), região do bairro Madre Tereza. Diego destaca que o material fresado de asfalto pode ser uma solução eficaz para aumentar a durabilidade e a resistência do pavimento, especialmente considerando a perda fácil dos materiais aplicados anteriormente, principalmente durante períodos chuvosos. Ele destaca ainda que a execução dessa melhoria proporcionará mais agilidade e conforto aos moradores, uma vez que o trecho atualmente não oferece condições adequadas de trafegabilidade. O fresado de asfalto tornaria a alternativa de deslocamento mais segura para todos, além de contribuir para a diminuição da lama e poeira na área. O fresado de pavimento asfáltico consiste no corte ou desbaste de uma ou mais camadas por meio de um processo mecânico a frio, retiradas do pavimento asfáltico, como exemplo, da BR-290 FREEWAY. Essa técnica é reconhecida por sua eficácia em melhorar as condições das vias, proporcionando uma superfície mais durável e resistente.

Vereador Gabriel pede facilitação na liberação do transporte estudantil intermunicipal e implantação da bilhetagem eletrônica

Diante do atual cenário de fechamento da sede da Metroplan em seu Departamento de Transporte Metropolitano, em Porto Alegre, em decorrência das enchentes, e incertezas quanto ao restabelecimento dos serviços daquela autarquia, que é responsável também pela manutenção e organização do Programa Passe Livre Estudantil e Universitário do Governo do Estado, o vereador Gabriel Diedrich manifestou preocupação em relação à manutenção do transporte gratuito dos estudantes de Santo Antônio da Patrulha, que se deslocam para instituições de ensino das regiões do Vale do Paranhana, Vale do Sinos e Metropolitana do Estado. Em busca de evitar prejuízos aos usuários do programa, Gabriel articulou contatos com a coordenação do programa Passe Livre Estudantil, Associação de Estudantes do Rio Grande do Sul - AERGS, empresas concessionárias de transporte e representantes do Governo do Estado, a fim de que houvesse uma flexibilização em relação à exigência de entrega de passagens. Isso garante que estudantes já cadastrados e autorizados não tenham a descontinuidade do serviço. Gabriel Diedrich também apresentou requerimentos aprovados na Câmara Municipal de Vereadores nas últimas semanas, e lembrou que já havia um movimento seu juntamente com a AERGS, anterior ao atual cenário, no intuito de implantar a bilhetagem eletrônica, em substituição à impressão de tíquetes. Medida essa que possibilitaria aos estudantes não mais se deslocarem para buscar suas passagens, ou mesmo evitar que os fiscais da Metroplan se envolvam na logística, dificultando ainda possíveis e eventuais vendas de tíquetes, garantindo mais controle sobre o programa.

ATIVIDADE LEGISLATIVA

CÂMARA EM FOTOS
Bancada Progressistas
Bancada Progressistas
Bancada PDT
Bancada PDT
Bancada MDB
Bancada MDB
Pular para o conteúdo