André sugere campanha de orientação aos idosos contra crimes virtuais

Para combater as tentativas de golpes na Internet, o vereador e líder da Bancada Progressista, André Selistre, encaminhou, ao Poder Executivo, a Indicação nº 171/2023 sugerindo a criação de uma campanha municipal de orientação aos idosos contra fraudes e golpes no comércio eletrônico e na Internet. A indicação foi aprovada por unanimidade durante a 15ª Reunião Ordinária, realizada na segunda-feira (15).

O vereador ressalta corretamente que o poder público tem o dever de proteger as pessoas e que a conscientização é o caminho adequado para lidar com essa questão. Uma campanha educativa e preventiva anual, realizada preferencialmente na semana iniciada pelo Dia Internacional das Pessoas Idosas, em 1º de outubro, é uma forma eficaz de abordar o problema.

É fundamental que os materiais e recursos utilizados na campanha sejam produzidos de forma objetiva, clara e de fácil compreensão pelos idosos. Isso garantirá que eles recebam informações relevantes e possam adotar medidas para se protegerem contra fraudes e golpes online, como orientação na hora de realizar uma compra pela Internet ou como não cair em campanhas falsas.

Na sua opinião, a criação dessa campanha pode contribuir significativamente para a redução dos crimes virtuais direcionados aos idosos e para a promoção da segurança digital dessa parcela da população.

Postado: 16/05/2023
Atualização: 16/05/2023