Gabriel cobra manutenção da passagem provisória entre os municípios de Santo Antônio e Caraá

Desde a passagem do ciclone extratropical em junho de 2023, com o transbordo do Arroio do Carvalho e a queda da ponte – principal ligação entre os municípios de Santo Antônio da Patrulha e Caraá -, centenas de moradores e trabalhadores encontram dificuldades de acesso.

Na ocasião, o tráfego foi retomado com a construção de um desvio emergencial, denominada de passagem molhada, ao lado da ponte derrubada pelas chuvas. Foi também construído pelo DAER uma estrutura com canos, pedras, camada de brita e aplicação de asfalto.

Ocorre que desde então nossa região registra grandes volumes de chuva e, aos poucos, o material está se soltando, comprometendo a estrutura da passagem molhada, que em alguns momentos, inclusive, precisou ser interrompida.

Preocupado, o vereador Gabriel Diedrich (MDB) abordou o assunto da passagem provisória durante a 16ª Reunião Ordinária, cobrando sua manutenção enquanto não se tem a entrega da nova ponte. O requerimento nº 462/2024, de sua autoria, encaminhado ao secretário estadual de Transportes e Logística do Estado, Juvir Costella, e ao superintendente da 16ª Superintendência Regional do DAER/Osório, Vagner Menezes Seerig, solicita o reparo emergencial da passagem molhada provisória na Estrada ERS-030 AM, que liga os dois municípios. Desta forma, o parlamentar busca a cooperação das autoridades competentes para resolver o problema de forma eficaz.

Em sua justificativa, o vereador relata que esteve visitando a região recentemente e que as condições do acesso realmente estão precárias. A segurança e a integridade dos usuários devem ser prioritárias, especialmente em situações em que a infraestrutura foi comprometida por eventos climáticos.

Postado: 27/05/2024
Atualização: 27/05/2024