Vereador Gabriel Diedrich propõe lei sobre educação climática

O vereador Gabriel Diedrich (MDB) protocolou, no dia 17 de maio, o Projeto de Lei nº 190/2024 que versa sobre educação climática para estudantes da rede municipal de ensino de Santo Antônio da Patrulha. A proposta tem por finalidade incentivar o diálogo, e possibilitar aos alunos a construção de valores sociais, conhecimentos, atitudes, habilidades e competências quanto às ações de prevenção, mitigação, adaptação e resiliência relacionadas às mudanças climáticas que afetam nossa sociedade e podem trazer graves consequências, como as já vivenciadas atualmente, conforme o parlamentar.

O vereador destacou ainda que o objetivo desse projeto é apontar para mudanças climáticas e utilizar a educação como ferramenta que desperte consciência, e desenvolver ações de prevenção que aplaquem eventuais danos causados pela ação do homem.

“É uma proposta imprescindível, que cria mecanismos para que as crianças aprendam desde cedo como preservar e zelar pelo meio ambiente, assim como o Estado não deve se eximir diante da necessidade de atenção aos cuidados, mudanças e emergências climáticas de nosso tempo”, argumentou Gabriel Diedrich.

De acordo com o parlamentar, este projeto de lei trata não somente da necessidade de se trabalhar o tema das mudanças ambientais dentro de sala de aula de forma transversal e interdisciplinar, mas também do estímulo à capacitação dos profissionais de educação para suprir satisfatoriamente a demanda de ensino deste conteúdo, garantindo, assim, um processo de ensino-aprendizagem que esteja em diálogo e consonância com os temas mais atuais, relevantes e urgentes dos nossos dias.

A proposta precisa receber parecer favorável das comissões permanentes da Câmara, para então se tornar apta à votação em Plenário.

Postado: 03/06/2024
Atualização: 03/06/2024