Câmara de Vereadores alerta para Julho Amarelo mês de controle e prevenção das hepatites virais

Hepatites virais são inflamações causadas por vírus, classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E, das quais A, B e C são mais comuns no Brasil. As hepatites podem ser contraídas de diversas maneiras, como déficit de saneamento e higiene, transmissão por via sexual e contato sanguíneo.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para todos os tipos de hepatite, independente do grau de lesão do fígado. Por ser esse o órgão mais afetado pela doença, as hepatites também são a causa mais comum de transplantes de fígado no Brasil.

Existem vacinas para as hepatites A e B, que também são preventivas ao contágio da Hepatite D. O recomendado é que pessoas com mais de 45 anos façam o teste gratuito em postos de saúde, possibilitando a detecção e o início do tratamento disponível pelo SUS.

Postado: 04/07/2024
Atualização: 07/07/2024