Câmara aprova projeto de incentivo à literatura em Santo Antônio da Patrulha

Na sessão da Câmara de Vereadores realizada nesta segunda-feira, dia 14, foi aprovado o Projeto de Lei nº 235/2024, de autoria do vereador Gabriel Diedrich, que cria o Programa Municipal “Literatura Acessível” e institui a Semana Municipal do Livro em Santo Antônio da Patrulha. O projeto, construído em conjunto com o Grêmio Literário Patrulhense, visa promover a leitura entre os alunos da rede pública municipal e conscientizar sobre a importância da preservação ambiental por meio da doação voluntária de livros, revistas e jornais.

O programa “Literatura Acessível” tem como objetivo incentivar a prática solidária da leitura, permitindo que a comunidade doe materiais novos e usados para as escolas municipais, que poderão ser entregues nas bibliotecas das instituições ou nas Casinhas de Leitura do Rotaract, já distribuídas pelas praças da cidade. Além disso, o projeto reforça princípios como justiça social, respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento cultural e intelectual de crianças e adolescentes.

Também faz parte da proposta a Semana Municipal do Livro, que deverá ser celebrada anualmente em novembro, em conjunto com o Dia do Poeta Patrulhense, no dia 29 de novembro. Durante esse período, as atividades do programa serão intensificadas, com seminários, debates, concursos e outras ações culturais voltadas à promoção da literatura e ao engajamento da população, com o apoio de instituições como o Grêmio Literário Patrulhense, o Rotaract Clube e o Instituto Histórico e Geográfico, além das Secretarias Municipais de Educação e Cultura.

Com a aprovação unânime na Câmara, o vereador Gabriel Diedrich ressalta a importância do projeto, destacando que ele não traz custos adicionais para a Administração Municipal, além de envolver a comunidade na prática literária: “O incentivo à leitura é fundamental para o desenvolvimento dos nossos jovens e para a construção de uma sociedade mais crítica e consciente”, afirmou. O projeto agora segue para sanção do Executivo.

Postado: 16/10/2024
Atualização: 16/10/2024