
Sergio Canário propõe inclusão do xadrez nas escolas municipais e no calendário de eventos
O vereador Sérgio Airoldi propôs ao Executivo e à Secretaria Municipal da Educação a inclusão do ensino de xadrez no currículo das escolas municipais, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de habilidades cognitivas entre os alunos. Além disso, também sugeriu à Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes a inserção do Campeonato de Xadrez Aberto no calendário de eventos do Município, fortalecendo a prática do xadrez como uma atividade cultural e esportiva de destaque na cidade.
Para a inclusão do xadrez nas escolas, conforme o vereador, a Prefeitura poderá firmar convênios com clubes, associações e federações que pratiquem o esporte e também buscar parcerias junto à iniciativa privada e a Organizações Não Governamentais (ONGs) para aquisição de materiais e treinamento dos profissionais nas escolas. De acordo com a proposta, a atividade será opcional ao aluno e visa promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como o raciocínio lógico e estratégico, entre os estudantes, ao mesmo tempo em que fortalece a cultura do xadrez na cidade, criando uma tradição e incentivando a participação de toda a comunidade no campeonato.
Em agosto, a FENACAN já é uma grande vitrine para a cidade, com um público considerável, e associar o xadrez a essa festa pode não apenas valorizar o jogo, mas também trazer uma nova dinâmica, com torneios animados, workshops e exposições. Isso poderia incentivar a formação de novas gerações de enxadristas e consolidar o xadrez como um importante componente do calendário cultural e esportivo do município.
Para Sergio Canário, ao integrar o campeonato à maior celebração da cidade, o evento ganha visibilidade e é uma excelente oportunidade de atrair participantes de fora, fortalecer o evento e engajar ainda mais a população nas atividades culturais e esportivas.
Detalhes
Escrito por: Claudio Franken - Assessoria de Imprensa
Categoria: Notícias
Postado: 27/02/2025
Atualização: 27/02/2025
Acessos: 53