sessoes ordinarias

SESSÕES ORDINÁRIAS:

segundas-feiras, às 16 horas.
André Machado cobra soluções para o caos no transporte intermunicipal
André Machado cobra soluções para o caos no transporte intermunicipal

A paciência da população de Santo Antônio da Patrulha e região está se esgotando diante dos inúmeros problemas causados pela transição do transporte intermunicipal, antes operado pela Unesul e agora sob responsabilidade da empresa Sogil. Preocupado com a situação, o vereador André Machado protocolou um ofício junto à Metroplan exigindo providências imediatas.

Desde a mudança, o que era para ser um serviço essencial virou motivo de revolta para trabalhadores, estudantes e pacientes que dependem diariamente das linhas entre Osório, Santo Antônio da Patrulha, Glorinha e Porto Alegre. Os relatos são graves: atrasos constantes e horários não cumpridos, falta de informações claras sobre itinerários, ausência de cobradores, que gera confusão e ainda mais atrasos, pacientes perdendo consultas e exames na capital por não conseguirem chegar a tempo, restrição de pagamento, já que a empresa aceita apenas dinheiro ou o cartão TEU, inexistente em cidades como Santo Antônio, Glorinha e Osório, sem sequer disponibilizar o Pix como opção.

Segundo o vereador, a empresa havia se comprometido a manter os mesmos atendimentos que a Unesul oferecia, mas até agora não cumpriu, além disso, os ônibus não estão partindo das rodoviárias de Osório e Porto Alegre. “Estamos falando de um direito básico: o de ir e vir. A população não pode ser penalizada por falhas de gestão e descaso com o usuário”, destacou André Machado.

Além do ofício encaminhado à Metroplan, o vereador André Machado levou o tema à tribuna da Câmara, onde, junto aos demais vereadores, solicitou ao presidente da Casa, a realização de uma reunião com representantes da empresa Sogil. O objetivo é que a empresa dê explicações diretas e apresente soluções para os inúmeros transtornos relatados pela comunidade.

No documento enviado, o vereador exige que a Metroplan fiscalize rigorosamente a atuação da Sogil, cobre a inclusão de novos meios de pagamento como o Pix, garanta a regularidade e pontualidade das linhas e avalie ajustes contratuais que assegurem o transporte digno para todos.

“Não podemos admitir que trabalhadores percam seus empregos, estudantes faltem às aulas e pacientes fiquem sem tratamento porque o transporte público virou um verdadeiro caos”, reforçou o vereador.

A Câmara de Vereadores acompanha de perto a situação e seguirá cobrando respostas para que a população de Santo Antônio da Patrulha e região tenha o mínimo de respeito no transporte intermunicipal.

Detalhes

Escrito por: Claudio Franken - Assessoria de Imprensa
Categoria: Notícias
Postado: 09/09/2025
Atualização: 09/09/2025
Acessos: 320

Compartilhar

whatsapp facebook twitter
Pular para o conteúdo