Mês de luta e prevenção da AIDS
Assim como acontece com o Outubro Rosa, sobre o câncer de mama, e Novembro Azul, sobre o câncer de próstata, o “Dezembro Vermelho” tem como objetivo chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência e proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas.
No Brasil, o “Dezembro Vermelho” é uma campanha de conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids, ou Sida) e de outras infecções sexualmente transmissíveis. O mês de dezembro foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial de Combate à AIDS, que é o 1º de dezembro. A cor vermelha, por sua vez, foi escolhida por ser a cor do laço que é símbolo da luta contra a Aids.
Embora ações de conscientização já ocorressem no Brasil (e no mundo), O “Dezembro Vermelho” não era oficialmente reconhecido até 2017. Em outubro, o Senado Federal promulgou a Lei 13.504 que instituiu oficialmente “a campanha nacional de prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, denominada Dezembro Vermelho”. A lei foi publicada no Diário Oficial da União no dia 7 de novembro.
Detalhes
Escrito por: Claudio Franken - Assessoria de Imprensa Categoria: Notícias Postado: 01/12/2020 Atualização: 01/12/2020 Acessos: 188