1ª Apresentação do Plano de Bacia do Litoral Médio em Santo Antônio

O município de Santo Antônio da Patrulha sediou nesta terça-feira (11) a primeira apresentação pública do Plano de Bacia do Litoral Médio. O evento ocorreu no Plenário Euzébio Barth, na Câmara de Vereadores. O Plano existe para que a sociedade que vive e trabalha na Bacia, através do seu Comitê, possa definir os usos futuros das águas e decidir sobre as ações prioritárias.

A Bacia Hidrográfica do Litoral Médio está localizada a leste do Estado do Rio Grande do Sul, entre as coordenadas geográficas de 29°51′ a 32°11′ de latitude Sul e 50°15′ a 52°05′ de longitude Oeste. Compreende as áreas do entorno da Laguna dos Patos, sendo  formada por diversas lagoas (entre elas, a Lagoa dos Barros) às  quais algumas destas lagoas estão interligadas. O  principal uso de sua água é para a irrigação de lavouras de arroz, apresentando um grau de urbanização e densidade demográfica baixa. A fragilidade para manutenção da água doce na bacia é grande, pela influência oceânica, podendo acarretar problemas de restrição de uso pela intrusão salina através da Laguna dos Patos. Abrange a província geomorfológica Planície Costeira e possui área de 6.108,03 km², envolvendo os municípios de Palmares do Sul, Capivari do Sul, Balneário Pinhal, Cidreira, Mostardas, Osório, Santo Antônio da Patrulha, São José do Norte, Tavares, Tramandaí e Viamão.

A responsabilidade de elaboração do Plano é do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – DRH/SEMA juntamente com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral Médio. A apresentação pública do plano em Santo Antônio da Patrulha foi realizada pelo o diretor do DRH/Sema, Fernando Meirelles que fez uma explanação sobre o plano. Participaram do evento, diversas representações de Palmares, Capivari, Osório, Santo Antônio, Departamento do Meio Ambiente de Santo Antônio, diretoria do Comitê, vereador Manoel Adam (MDB) que faz parte do comitê de Gravataí e da L20, e a presença do Prefeito Municipal de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva.

Postado: 12/09/2018
Atualização: 12/09/2018