A Câmara Municipal outorgou Título de Cidadã Patrulhense à Senhora Arita Bergmann

A Solenidade aconteceu na segunda-feira, dia 11 de abril, onde o Plenário Legislativo acolheu convidados especiais que se somaram as manifestações de reconhecimento à Secretária Arita Bergmann e aplaudiram a iniciativa do proponente e ex-vereador Charlis Santos, através de projeto de Decreto Legislativo nº 002/2020.

A Mesa Diretora dos trabalhos foi integrada pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores, André Selistre, prefeito Rodrigo Massulo, pela ilustre homenageada, Secretária Arita Gilda Hübner Bergmann, pela vereadora Jacira Santos, ex-prefeito gestão 2017/2020 Daiçon Maciel da Silva e sua esposa Aglaé Regina da Silva, e o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Alfredo Guilherme Englert. Estavam também presentes, no plenário, Júlia Lopes e Janete Ferri Teixeira da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, os diretores da Santa Casa de Misericórdia Júlio Matos e Ricardo Englert, acompanhados de um grande público também presentes.

A Câmara Municipal celebrou a distinção à Secretária Arita Bergmann, com a apresentação da sua trajetória ímpar da gestora incansável pela qualidade na saúde pública, de forma municipalista e em defesa da vida dos gaúchos e das gaúchas, em nosso Estado.

A distinta Arita Bergmann iniciou sua vida pública em 1974, na administração de sua cidade natal, São Lourenço do Sul, como coordenadora do Serviço de Saúde e Assistência Social da Prefeitura, onde posteriormente ocupou o cargo de Secretária Municipal de Saúde e Bem – Estar Social até o ano de 1992. Foi Coordenadora da Unidade de Saúde e Meio Ambiente da FAMURS, e em 2003 assumiu como Diretora de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde, primeiramente gerenciando o Programa “1ª Infância Melhor”, posteriormente como Diretora Geral, como Secretária Adjunta e atualmente como Secretária de Estado da Saúde.

Os atos de outorga e entrega de Decreto Legislativo e Diploma de Cidadania à homenageada Arita Bergmann foram protagonizados pelos vereadores Valdir Silva, líder da Bancada do MDB, Gabriel Diedrich, Ricardo Pires e Vieira Dias, juntamente com o ex-prefeito Daiçon Maciel da Silva, representando o ex-vereador e proponente Charlis Santos. Também recebeu a brilhante homenagem através do presidente da Casa Legislativa André Selistre e do prefeito Rodrigo Massulo que arrancaram aplausos calorosos da plateia.

Houve a participação da ex-secretária Adjunta da Saúde do Estado RS, Aglaé Regina da Silva, que se pronunciou de forma emocionada e com gratidão à distinta Secretária, que também recebeu a brilhante homenagem anunciada pelo presidente da Casa Legislativa, André Selistre, onde chamou a vereadora Jacira Santos e o vereador Valdir Silva para realizarem a entrega.

O Presidente André Selistre ao se pronunciar falou sobre a caminhada da homenageada Arita Bergmann, na saúde pública, os programas implementados pela Secretaria de Estado nos Municípios Gaúchos, e especialmente as ações que se transformaram em serviços públicos oferecidos à comunidade Patrulhense.

Arita Bergmann ao agradecer a deferência citou o nome de cada vereador(a). Falou sobre as ações em saúde, desde o Governo Yeda, em todos os cantos do Estado do Rio Grande do Sul, especialmente falando sobre Santo Antônio da Patrulha e dos profissionais de Saúde do Município. Agradeceu ao ex-vereador proponente Charlis Santos pela honraria pedindo permissão para compartilhar a deferência com colegas e colaboradores da Secretaria de Estado da Saúde.

Ao encaminhar o encerramento do ato solene o Presidente André Selistre, em nome do Parlamento Municipal, salientou o agradecimento à Secretária Arita Bergmann, em reconhecimento a sua atuação ímpar, como pedra angular das ações da Secretaria e em prol da saúde pública em nosso Estado.

Postado: 12/04/2022
Atualização: 12/04/2022