A crise do Transporte Público de SAP foi pauta na Tribuna da Câmara de Vereadores

Vereador Gabriel busca soluções e propõe Audiência Pública

A situação do transporte público coletivo foi tema de mais uma sessão realizada na última segunda-feira, dia 25, na Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha.

De acordo com o vereador Gabriel Diedrich (MDB), o transporte coletivo passa por uma grave crise e busca uma solução para o problema. Ele sugere uma audiência pública, como uma forma provisória e paliativa, para discutir a concessão de subsídio e até a criação de um fundo municipal que garanta a prestação do serviço.

“A população quer e precisa da prestação do serviço. Todos sabem que não tem como fugir da questão do subsídio e da correção da tarifa, devido ao aumento nos preços do combustível e de matéria-prima do setor automotivo, principalmente pós-pandemia. Por outro lado, não podemos nos contentar, de forma alguma, com a falta da prestação deste serviço”, afirma Gabriel.

O parlamentar chama atenção para as localidades do interior: “Nós também temos uma preocupação em relação àquelas localidades do interior mais distantes, onde existe uma população mais idosa e o transporte coletivo é o único meio de locomoção. Já na área urbana, hoje essa preocupação começa a existir porque a empresa que detém a concessão que exerce esse transporte também reduz consideravelmente o número de linhas de ônibus a população”, lembra Gabriel.

Gabriel alerta que empresários estão sinalizando a iminência de parar, quase que a integralidade das linhas, porque realmente está insustentável com os diversos aumentos, inclusive do óleo diesel. “Então realmente a gente precisa ter esse olhar atento, ter a solidariedade ao setor do transporte público porque a situação está se agravando a cada dia, e a nossa população precisa ter esse direito social constitucional garantido”.

Postado: 28/04/2022
Atualização: 28/04/2022