A pedido da Câmara, vereadores reúnem-se novamente com administrador do Hospital para debater reclamações da população

Os vereadores de Santo Antônio da Patrulha estiveram em reunião com uma comitiva do Poder Executivo e o gerente administrativo do Hospital Santo Antônio/Santa Casa no auditório da casa de saúde, na tarde da última quarta-feira, 06. O encontro foi marcado pelo Legislativo, com o intuito de esclarecer dúvidas da população que são enviadas aos vereadores, além de outros assuntos recorrentes. A reunião deveria acontecer na Câmara de Vereadores, mas foi transferida para o Hospital a pedido do administrador, Maurício Fogaça.

A pauta principal da reunião foram as constantes reclamações da comunidade referente aos serviços oferecidos pelo Hospital. Grande demora no atendimento aos pacientes, resultados errados nos exames de Raio X e a falta de cumprimento dos prazos estabelecidos pela própria administração com a prestação de algumas especialidades que já deveriam estar sendo oferecidos. O vereador Jair Belloli, que faz parte do governo, desabafou sobre a atual situação do hospital. “A gente não aguenta mais, do jeito que está não dá pra continuar”, disse o vereador.

Valtair Andrade afirmou que a população cobra muito dos vereadores por uma solução para a casa de saúde, principalmente sobre internações e o inicio das atividades do bloco cirúrgico, pois isso gera um desgaste não só com os vereadores, mas com a instituição Santa Casa também. O vereador Bacana salientou que é comum que a população peça socorro à Câmara quando não são atendidos pelo Hospital, e lembrou do pedido de informações que protocolou semana passada solicitando a prestação de contas dos valores que a prefeitura já investiu na instituição.

Marcelo Gaúcho relatou um caso grave de erro no Raio X do hospital com um menino acidentado. Sua postagem em uma rede social deixou claro que isso é uma prática recorrente, muitas pessoas reclamaram que também passaram por essa experiência na Santa Casa de Santo Antônio, o que prova não ser uma exceção ou um caso isolado. O administrador Maurício pediu que essas situações sejam repassadas à ele ou a Ouvidoria do local para que possam tentar sanar esses problemas.

Os demais vereadores seguiram na mesma linha, pedido mais atenção à população e um melhor tratamento aos doentes que procuram a Santa Casa, pois estar doente e ter que ficar esperando em uma cadeira até conseguir atendimento ou um resultado de exames, muitas vezes chega a ser desumano para muitas pessoas. Além disso, solicitaram uma maior transparência nas informações e regras de funcionamento do hospital para que possam repassar essas informações à população.

Outro ponto levantado foi a saída da Clínica São Pietro, serviço de Oftalmologia, que estava localizada dentro do hospital. Segundo Maurício, o contrato que a clínica tinha com o estado chegou ao fim e, por isso, ela foi transferida para Osório. O vice-prefeito ainda salientou que a cidade de Osório está sempre em constante movimentação para levar os serviços de Santo Antônio para lá, conforme a 18ª Coordenadoria de Saúde do estado.

Entre os vereadores presentes na reunião estavam o Presidente do Legislativo, André Selistre, Rodrigo Massulo, Dirceu Machado, Valtair Andrade, Marcelo Gaúcho, Samuel Souza, Jorge Elóy, Eronita Andrade, João Luis Bacana, Charlis Santos, Manoel Adam e Jair Belloli. A comitiva do executivo foi liderada pelo Prefeito Daiçon, e acompanhada pelo vice, Zezo, Procuradora Digiane Stecanela e Secretários de Gestão e Saúde, Ferúlio José Tedesco e Magda Bartikoski.

Postado: 08/12/2017
Atualização: 08/12/2017