Adelino Stecanela faz indicação para que hospital volte a ter maternidade

Na 16ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores, realizada em 20 de maio, o vereador Adelino Stecanela protocolou dois pedidos relacionados ao Hospital Santa Casa de Santo Antônio da Patrulha, pedindo que a prefeitura dê atenção especial á algumas questões relevantes.

Adelino sugeriu, na Indicação nº 32/2019, que o Executivo, juntamente com a administração do Hospital Santa Casa, faça uma força tarefa unida a 18ª Coordenadoria de Saúde de Osório, para que o nosso município seja contemplado com o serviço de obstetrícia, objetivando o nascimento de crianças em Santo Antônio da Patrulha. Sabe-se que há muito tempo os bebês não nascem aqui, na cidade onde moram, por conta da falta de maternidade no hospital. O vereador ressalta que as gestantes são encaminhadas para Osório, Tramandaí, Gravataí e até Porto Alegre para ganharem seus filhos, mesmo tendo feito todo o acompanhamento de pré-natal no município, onde são muito bem assistidas no Posto de Saúde.

Stecanela pediu auxílio dos colegas edis, para que trabalhem em conjunto com o executivo em busca de mais este serviço para o Hospital Santa Casa de Santo Antônio.

Na mesma linha, o vereador protocolou um Requerimento (305/2019) pedindo que seja enviada uma cópia do documento a Delegada da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, Sra. Fabiana Osório Kurtz, a fim de solicitar quais as especialidades que o nosso município é contemplado no atendimento regional junto a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Santa Casa. A princípio, Santo Antônio presta serviços apenas de Oftalmologia e Psiquiatria, tendo que transferir pacientes de outros setores para hospitais de cidades vizinhas.

Postado: 21/05/2019
Atualização: 21/05/2019