
André Machado propõe campanha permanente de conscientização contra o ato de dar esmolas
Durante a 15ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira, 12 de maio, o vereador André Machado apresentou a Indicação nº 138/2025, sugerindo ao Poder Executivo a criação de uma campanha socioeducativa permanente com o objetivo de desestimular a prática de dar esmolas nas ruas.
A proposta, que foi lida e aprovada em plenário, busca promover a conscientização da população sobre formas mais eficazes e estruturadas de assistência social, orientando os cidadãos a contribuírem com instituições e programas que ofereçam suporte digno e contínuo às pessoas em situação de vulnerabilidade.
Para o vereador André Machado, a iniciativa não visa criminalizar a solidariedade, mas canalizar o espírito de ajuda da população para meios que realmente contribuam com a transformação social. “Dar esmola pode aliviar momentaneamente, mas não resolve a raiz do problema. Precisamos educar e incentivar o apoio a políticas públicas e instituições que trabalham com acolhimento, reinserção social e atendimento especializado”, destacou.
A campanha sugerida incluiria ações educativas, materiais informativos, palestras e parcerias com entidades sociais, com foco em orientar a comunidade e reduzir a dependência da população em situação de rua na prática da esmola.
A indicação agora segue para análise do Executivo Municipal, com expectativa de ser incorporada ao conjunto de políticas públicas de assistência social do município.
Detalhes
Escrito por: Claudio Franken - Assessoria de Imprensa Categoria: Notícias Postado: 14/05/2025 Atualização: 20/05/2025 Acessos: 99