André Selistre e Samuel Souza propõem instalação de lixeiras subterrâneas no Residencial Santo Antônio

A ideia já foi adotada pelo Poder Executivo e nos próximos dias serão inauguradas as primeiras lixeiras subterrâneas para a coleta de resíduos em Santo Antônio da Patrulha.

Agora, está sendo sugerido pelo presidente da Câmara de Vereadores André Selistre e o vereador Samuel Souza, por indicação ao Executivo, a instalação de lixeiras subterrâneas no Residencial Santo Antônio. A Indicação nº 237/2022 foi lida e aprovada durante a 30ª Reunião Ordinária, ocorrida na última segunda-feira (29).

Para o vereador proponente, André Selistre, a adoção do novo sistema mudaria o hábito das pessoas que, hoje, ainda colocam sacos de lixo sobre a calçada, facilitando que eles sejam rasgados por animais ou levados pela água das chuvas. Segundo ele, o armazenamento e a coleta de lixo são problemas sérios.  Ao despejarmos a céu aberto, o lixo pode poluir o meio ambiente e trazer sérios riscos à saúde humana.

De acordo com os vereadores uma das soluções encontradas é a instalação de lixeiras subterrâneas. Além de proporcionar mais espaço físico na calçada e no próprio ponto de ônibus em frente ao residencial, o lixo não ficará exposto, evitará o mau cheiro e a presença de animais nocivos como ratos e baratas. Além de impedir a ação de eventuais depredações por vândalos e animais, que espalham os dejetos pelas ruas.

“O problema do lixo, infelizmente, ainda é uma realidade presente em muitos municípios e que ganhou ainda mais força com o acelerado ritmo de consumo da sociedade, principalmente em nossa cidade que tem crescido cada vez mais o número de habitantes”, salienta André.

O objetivo é modernizar o sistema de coleta de lixo municipal e garantir mais qualidade de vida à população.

Postado: 30/08/2022
Atualização: 30/08/2022