André visa estender o percurso “Caminho Gaúcho de Santiago”

Seja por espiritualidade, desenvolvimento pessoal, aventura, paixão pela natureza ou turismo, o Caminho de Santiago ganhou nos últimos anos uma atenção cada vez maior, que se traduz em um número crescente de peregrinos que percorrem suas rotas. Inspirada em uma das trilhas mais conhecidas do mundo, o percurso gaúcho em Santo Antônio da Patrulha, criado em 2014 e reconhecido pelo Consulado da Espanha no Brasil, vai da área rural do município à zona urbana e é o único no país reconhecido como réplica do seu irmão espanhol mais velho, o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, nascido no século nove.

Se a trilha francesa do Caminho de Santiago de Compostela atinge 800 quilômetros, as opções gaúchas, localizadas em Santo Antônio, são de 12 quilômetros e de 19 quilômetros. Permite observar com grande ângulo de visão a Lagoa dos Barros e o Parque Eólico de Osório, a geografia, com trechos de relevo plano, subidas e mirantes de vales, assemelha-se aos últimos 100 quilômetros do caminho espanhol, na região da Galícia.

No uso da tribuna, nesta segunda-feira, dia 05, os vereadores André Selistre e João Luis Moreira (Bacana) encaminharam ao Poder Executivo a Indicação nº 127/2021 sugerindo a secretaria da Cultura, Turismo e Esportes, juntamente com a Comissão Organizadora dos Caminhos de Santiago, que estudem a possibilidade de estender o percurso da peregrinação até a Gruta de Nossa Senhora da Saúde, na Localidade de Monjolo.

De acordo com o vereador, André Selistre, caso a localidade do Monjolo passe a fazer parte do circuito, os peregrinos passarão a conhecer as belezas naturais do 5º Distrito. “Vamos nos transformar em um polo de turismo ainda mais religioso, atraindo fiéis de todo o Brasil e também contribuindo para a economia local”.

Postado: 07/07/2021
Atualização: 07/07/2021