Aprovada lei que cria a Semana Municipal da Mulher Patrulhense

Foi aprovado, em fevereiro, na Câmara, o Projeto de Lei 017/2019, que cria a Semana Municipal da Mulher Patrulhense. Uma iniciativa e indicação apresentada ao Executivo Municipal, através do gabinete do vereador Charlis no Legislativo Municipal que, além de passar de um dia para uma semana inteira de atividades, coloca no calendário de eventos do município as atividades com a finalidade de implementar as políticas públicas de defesa e proteção à mulher, incentivando a participação, a valorização, a qualificação e a conscientização sobre os direitos das mulheres patrulhenses.

Dentro da Semana Municipal da Mulher de Santo Antônio da Patrulha, a proposta é uma programação totalmente voltada ao púbico feminino, com palestras, debates, campanhas de saúde preventiva e atividades culturais que tratarão de temáticas como empreendedorismo feminino, empoderamento, discriminação, preconceito, violência doméstica, feminicídio, dentre outros temas.

A Semana Municipal da Mulher Patrulhense passará a ser comemorada no período sempre em torno do dia 19 de setembro de todo ano, data esta que já é por lei aprovada no ano de 1999, comemorado o Dia Municipal da Mulher Patrulhense. Projeto de Lei da vereadora a época, Maria da Graça Castilhos e melhorada nos últimos anos pela também vereadora Margarete Pereira e que agora a indicação aprovada na Câmara se torna Semana Municipal da Mulher. Uma homenagem a Margarida Exaltação da Cruz, a mulher que deu origem ao Povo Patrulhense.

Todas as ações da Semana Municipal da Mulher serão promovidas pela Prefeitura Municipal, COMDIM – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Programa Momento Mulher, e todos os núcleos e entidades do Terceiro Setor como: Liga Feminina de Combate do Câncer, Núcleo das Mulheres Empreendedoras da ACISAP, Secretaria Municipal de Saúde, Santa Casa Hospital Santo Antônio, dentre inúmeras outras entidades. É uma grande agenda de promoção e valorização da política de atenção à mulher.

“Estamos muito felizes por poder através do trabalho do nosso gabinete poder contribuir com a valorização da mulher patrulhense, através desta semana da mulher, tratando de tantas lutas que atingem diariamente as vidas de milhares de mulheres daqui de nossa comunidade. Estamos sendo práticos nas ações pontuais de atuação a causas grandes e fundamentais que merecem nossa atenção e dedicação. Nós estamos ao lado das mulheres de SAP e seguimos trabalhando por isso e para isso”, finaliza o vereador Charlis Santos.

Postado: 14/03/2019
Atualização: 14/03/2019