Aprovado PL que institui o Dia Municipal do Terço dos Homens em Santo Antônio

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade, na última segunda-feira (27), na 34ª Reunião Ordinária, o Projeto de Lei nº 329/2021 de autoria do vereador Samuel Souza (PTB), que institui o “Dia Municipal do Terço dos Homens” a ser comemorado anualmente sempre no dia 24 de abril.

“Terço dos Homens” é um movimento que cresce progressivamente nos últimos anos. A vivência dessa espiritualidade no âmbito masculino é uma realidade presente em milhares de paróquias, inclusive muito difundida pela Diocese.

O fenômeno vem levando centenas de homens para as igrejas católicas, mudando a vida dessas pessoas, que descobriram no terço, um novo sentido para as suas vidas com muita determinação, fé e perseverança com a missão de rezar o terço e ajudar suas comunidades. Não há idade, não há classe social, o “Terço dos Homens”, reúne comerciantes, trabalhadores braçais, médicos, advogados, metalúrgicos, desempregados, pessoas sem religião, afastadas da igreja, professores, enfim, são homens que buscam na oração, na fé e na devoção estar próximo de Nossa Senhora e de Deus. São atitudes de homens que antes não tinham a prática de sair de casa para rezar, mas que nos últimos tempos passaram a reservar parte do tempo para escutar a palavra de Deus e recitar o terço iniciando com o oferecimento e colocando intenções de pedidos a Nsa Senhora para que interceda junto ao Pai. Vale ressaltar que o Movimento do “Terço dos Homens” surgiu para dar novo vigor à Igreja e resgatar homens que, antes, pouco participavam dos momentos de oração propostos pela Igreja.

Em Santo Antônio da Patrulha, o Grupo do Terço dos Homens teve início através do convite do Sr. Lindomar Pereira ao Sr. Mário Ferreira da Silva (Marino), e Sr. Adão Francisco de Oliveira Gil, em meados de abril de 2013.

A partir de 2019, os encontros passaram a ser realizados na Igreja Matriz, todas as quartas-feiras, às 19 horas, e reunindo em torno de 85 homens inscritos, pois no início do referido ano, foi determinado pelo Padre Adalberto Lumertz Borges, nosso pároco, que o lugar merecido para o Movimento rezar o terço seria dentro da Igreja.

Nos encontros semanais reza-se a oração do Terço, acrescenta- se música, como o Hino do Terço dos Homens e de louvor a nossa mãe Nossa Senhora, e é lida a contemplação dos mistérios.

Aqui no município há seis grupos: Boa Viagem, Canto Galo, Canto dos Guilhermes, Pinheirinhos, Ribeirão e Vila Palmeira. Além de rezar, são realizadas ações de partilha, reunindo e distribuindo alimentos às pessoas carentes, asilos e outros com necessidades, pois dividir com o próximo é sinal de amor.

Postado: 29/09/2021
Atualização: 29/09/2021