Autoridades reúnem-se para tratar sobre abigeato

Aconteceu, na última sexta-feira(18), reunião no Gabinete do Prefeito a fim de tratar do combate ao abigeato no município. Diversos órgãos foram chamados para discussão de uma solução para este problema, que também é de saúde pública. Prefeitura, produtores, Farsul, Patram, Polícia Civil, Brigada Militar, Ministério Público, Sindicato Rural, Câmara de Vereadores e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O Presidente da Câmara de Vereadores, André Selistre, informou que iria entrar em contato com a empresa EGR e CONCEPA para estudar a viabilidade destas empresas instalarem Câmeras de monitoramento em pontos estratégicos que estão servindo de rota de fuga para esses criminosos. O vereador acredita que essa medida pode colaborar nas investigações a fim de prender esses criminosos, destacou que essas empresas podem colaborar com o Município já que algumas rotas de fuga usadas por esses indivíduos são de concessões da Concepa e EGR, assim não criando custos para o Município.  André, também lembrou aos presentes que no Plano de Governo do Prefeito consta a criação da Guarda Municipal, destacou que essa medida, após ser colocada em prática poderia dar um apoio importante para a Brigada Militar no combate a esses crimes.

A  Brigada Militar, Polícia Civil e Patram informaram que estão fazendo todo possível para combater esses criminosos, porém destacaram que em virtude do baixo número de efetivos, não conseguem dar conta da demanda do município. A Civil, por sua vez, falou ter apenas um investigador na DP de Santo Antônio, para atender toda a demanda do município. O Delegado destacou que se o único investigador da DP for usado no plantão 24 horas por dia, deixará assim a investigação sem nenhum efetivo.

Os moradores das localidades mais atacadas pelos criminosos colocaram-se à disposição para ajudar, inclusive financeiramente, os órgãos de Segurança, na tentativa que sejam feitos patrulhamentos nessas localidades na madrugada. Na mesma linha solicitaram a Prefeitura, para que a mesma realize uma campanha publicitária informando dos malefícios de comprar carne sem a devida procedência.

O Prefeito Municipal informou que vai solicitar ajuda da Vigilância Sanitária Estadual, para fazer uma varredura nos comércios da região, principalmente no Litoral Norte, local apontado como possível destino da carne.

Postado: 21/08/2017
Atualização: 21/08/2017