Bacana cobra agilidade no processo de marcação de exame junto ao Gercon

O atendimento básico de saúde e as filas de espera para a marcação de exames (eco mamárias), via Gercon, foi tema abordado nesta semana durante a 37ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores.

A pauta foi tratada pelo vereador João Luís Moreira da Silva (Bacana), motivado por ter recebido várias críticas de pacientes que estão cadastrados no Gercon desde 2021, mas que ainda não foram chamados para realizar o exame. Isso levanta preocupações sobre a demora no atendimento a pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS), tanto na área urbana quanto na rural, especificamente o público feminino.

Diante desta situação, o vereador Bacana encaminhou a Indicação nº 297/2023, ao Poder Executivo e à Secretaria Municipal da Saúde, visando a realização de um estudo para reduzir o tempo de espera dos pacientes. Ele enfatizou a importância da prevenção em saúde, observando que, em alguns casos, as condições de saúde podem se agravar quando não são bloqueadas e tratadas a tempo.

Por fim, o vereador destacou a importância dos cuidados e da atenção às alterações da saúde. “Essa questão é muito séria. A pessoa não faz a prevenção, e, quando vê, já está em um estágio muito grave. Para reverter alguns casos, é muito difícil”, salientou Bacana.

Postado: 19/10/2023
Atualização: 19/10/2023