Bacana indica que sejam feitas avaliações mensais das ações da saúde no município

A constante transformação desafia os gestores em todas as esferas, os seus trabalhadores em todos os postos de trabalho na assistência à saúde e na gestão do sistema a se reinventarem permanentemente para exercer sua responsabilidade constitucional com a saúde da população.

A humanização na saúde abrange a mudança na gestão dos sistemas e altera o modo como pacientes e profissionais interagem entre si. O principal objetivo é fornecer um atendimento mais qualificado, com a proposta de unir comportamento ético, conhecimento técnico e o entendimento necessário do histórico do paciente.

Dando seguimento ao cumprimento da responsabilidade de promover o diálogo permanente, baseado na troca de experiências de gestores e gestoras sobre o cotidiano da gestão da saúde, o vereador João Luis Moreira (Bacana) encaminhou a Indicação nº 014/2022, ao Poder Executivo, sugerindo, em conjunto com a secretaria Municipal da Saúde, Câmara de Vereadores e a administração do Hospital Municipal, que sejam realizadas reuniões mensais para serem discutidas as demandas na área da saúde.

Para o vereador, a comunicação é uma das ferramentas mais importantes e muitas das dificuldades enfrentadas pelos pacientes e profissionais podem ser evitadas quando se escuta com atenção, há acolhimento e consideração a respeito das necessidades e queixas da população.

Bacana ressalta a importância deste diálogo como sendo uma oportunidade para o município oferecer melhorias no atendimento básico de saúde aos cidadãos patrulhenses. “Tudo que for colocado em discussão servirá para melhorar a infraestrutura necessária para a saúde dos patrulhenses que possuem uma grande demanda não atendida”, lembra o vereador.

Para finalizar, nesta semana, durante a 2ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores, foi encaminhado o Requerimento nº 058/22, assinado por todos os vereadores, onde mais uma vez solicitaram ao deputado Federal, Nereu Crispim, a destinação de uma Emenda Parlamentar individual ou liberação de recursos, junto ao orçamento da União, no valor de 800 mil para a aquisição de um novo mamógrafo, que será destinado para o Hospital Municipal de Santo Antônio administrada pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Postado: 16/02/2022
Atualização: 16/02/2022