Bacana pede informações sobre a demora nos agendamentos e atendimentos oftalmológicos

O vereador João Luís Moreira (Bacana PTB), protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Santo Antônio da Patrulha um requerimento em que pede informações, ao Poder Executivo e a Secretaria da Saúde, sobre a demora nos agendamentos e atendimentos oftalmológicos no município. O Requerimento nº 1220/2023 foi aprovado, por unanimidade, durante a 33ª Reunião Ordinária realizada na última segunda-feira, dia 18.

Em sua fala na Tribuna, Bacana lembra que o município de Santo Antônio da Patrulha é referência para os atendimentos de oftalmologia, mas a fila de espera está aumentando e com pacientes aguardando há mais um ano. “Os outros municípios realizam seus agendamentos e logo em seguida são encaminhados para o atendimento em Santo Antônio, aqui no nosso Hospital. Tenho vários conhecidos e pessoas que estão no aguardo e outras que por motivos de urgência estão pagando consultas particulares, o que eu não acho justo”, salientou.

Com um pedido de aparte, a vereadora Jacira Santos lembra que os agendamentos e consultas são gerenciados pelo GERCON. Um médico regulador dá prioridade aos casos mais graves e urgentes, não apenas à ordem de entrada dos pacientes no sistema. E mais, pelo Gercon, as unidades de saúde registram as solicitações a partir de um formulário padrão, classificando a prioridade de acordo com critérios pré-definidos de classificação de risco. O agendamento ocorre de acordo com a complexidade, a regionalização e o tempo que o paciente aguarda na fila de espera pela consulta especializada.

Por fim, Bacana agradeceu o esclarecimento realizado pela vereadora Jacira Santos, mas voltou a repetir “Isso precisa ser debatido com mais seriedade, a central de regulação não conhece a realidade da cidade de Santo Antônio, os usuários da rede de saúde pública seguem reclamando da dificuldade no atendimento em razão da morosidade no agendamento de consultas, e isso é inadmissível”.

Postado: 21/09/2023
Atualização: 21/09/2023