Bacana sugere a adoção de uma medida de conscientização para a população

A viabilidade da criação de uma medida de conscientização do uso da faixa de segurança no município de Santo Antônio da Patrulha foi sugerida durante a 45ª Reunião Ordinária pelo vereador João Luís Moreira da Silva (Bacana).

Segundo ele, diversos outros municípios já promovem ações neste sentido. A ideia, sugerida ao Poder Executivo, seria integrar nas correspondências dos órgãos oficiais essa mensagem: “Respeite o Pedestre, Pare na Faixa de Segurança”. O intuito é alertar a população, melhorar a segurança viária e a conscientização sobre o uso adequado das faixas de segurança.

A Indicação nº 326/2023 foi aprovada, por unanimidade, na última segunda-feira, dia 11, durante a 45ª Reunião Ordinária.

Para ampliar ainda mais o impacto dessa medida, o vereador também acredita que possam ser usadas outras estratégias complementares como campanhas de conscientização, parcerias com escolas, instituições locais e uma fiscalização adequada para garantir o cumprimento das normas de trânsito. Além disso, considerar incentivos para motoristas que respeitem as faixas de segurança, como campanhas de reconhecimento ou benefícios.

“Essas ações combinadas podem ajudar a reforçar a importância do respeito às faixas de segurança e dos pedestres, contribuindo para um trânsito mais seguro e consciente na cidade”, defende Bacana.

Postado: 14/12/2023
Atualização: 14/12/2023