Bacana sugere a contratação de veterinários para castração de cães

A grande população de animais de rua é um problema de saúde pública e, mesmo que o abandono seja crime, a prática, assim como maus-tratos, ainda é muito comum. Para evitar o agravamento destes problemas o vereador, João Luis Moreira, deseja que a Administração Municipal e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente façam um estudo de viabilidade para a contratação de uma empresa que forneça material e mão de obra para a castração de cães na sede e no interior. A Indicação nº 154/2023 foi aprovada por unanimidade durante a 14ª Reunião Ordinária, realizada na segunda-feira, dia 08.

Através da castração, uma série de problemáticas causadas pelo descontrole populacional de cães no município será evitada, promovendo maior bem-estar aos animais e à população.

A contratação de uma empresa para a realização da castração de cães pode ser uma forma de otimizar o trabalho da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e garantir a eficiência do programa de controle populacional de animais.

Além disso, é importante lembrar que a castração não deve ser vista como uma medida educativa, mas sim como parte de uma política de bem-estar animal que envolva ações educativas, de conscientização da população sobre a importância da posse responsável de animais de comportamento e de fiscalização do cumprimento das leis de proteção animal.

Postado: 11/05/2023
Atualização: 11/05/2023