Câmara apoia campanha Outubro Rosa de conscientização e prevenção ao câncer de mama

A Câmara Municipal de Santo Antônio da Patrulha manifesta oficialmente seu apoio ao “Outubro Rosa”, campanha nacional de conscientização e prevenção do câncer de mama. O movimento, que tem a adesão de diversos setores da sociedade civil, promove durante todo o mês de outubro ações que visam chamar a atenção para a realidade do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Em apoio ao Outubro Rosa, a Câmara decorou a entrada do prédio do legislativo com a cor alusiva à campanha.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa para 2022 é de que mais de 66 mil mulheres sejam acometidas pelo câncer de mama e mais de 16 mil pelo câncer de útero. O Outubro Rosa vem para alertar a sociedade sobre a importância de realizar os exames de prevenção e de diagnóstico precoce para tentar diminuir esses índices.

Dentre as recomendações para reduzir o risco de desenvolver a doença estão praticar atividade física, manter peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. A amamentação também é considerada um fator protetor e deve ser estimulada pelo maior tempo possível.

De acordo com o presidente, vereador André Selistre (Progressista), a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama é fundamental para diminuir o número de casos no Brasil. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances de cura. “É nosso dever, como agentes públicos, alertar para a prevenção, que deve ser cada vez mais difundida”, afirmou.

Postado: 07/10/2022
Atualização: 07/10/2022