Câmara apoia projeto Farmácia Móvel

Facilitar o acesso da população à assistência farmacêutica é uma missão importante para a saúde coletiva. Porém, entravada em questões financeiras e econômicas, a atividade acaba ficando em segundo plano, classificada como difícil de implantar e a população, mais uma vez, sofre as consequências de ficar sem o auxílio necessário na promoção, proteção e recuperação da sua saúde, principalmente na administração e obtenção de medicamentos e insumos essenciais. Até hoje, cidadãos de distritos distantes precisam deslocar grandes percursos para chegar até aos pontos de distribuição de medicamentos e, quando possível, ter acesso ao farmacêutico e suas orientações.

O projeto Farmácia Móvel surgiu através da reestruturação da Assistência Farmacêutica no município de Santo Antônio da Patrulha com a iniciativa dos idealizadores farmacêuticos-Bioquímicos, Denis Cardoso da Rocha e Danúbia Bonfanti dos Santos de Godoi, aprovada pela atual gestão municipal, secretário Antônio Selistre e com apoio da Câmara de Vereadores.

O projeto Farmácia Móvel tem como objetivo levar medicamentos e garantir a adesão ao tratamento daqueles pacientes que residem mais distantemente da zona urbana, por possuirmos uma extensão territorial rural enorme temos muitas comunidades nessa situação e que muitas vezes não há transporte público dificultando o acesso aos remédios na farmácia central.

Para dar início ao projeto foram selecionadas as localidades de Tapumes, Pinheirinhos, Evaristo e Taquaral, os primeiros atendimentos nessas comunidades devem se dar no mês de setembro e continuaram de forma sistemática mensalmente para que nenhum usuário tenha interrupção no seu tratamento farmacológico. Diante disso, nessas localidades serão visitadas mensalmente com uma Unidade de Farmácia Móvel onde terá a presença de um farmacêutico junto com todo o elenco de medicamentos disponível na Farmácia Municipal. O projeto busca ainda aproximar o profissional farmacêutico da população atendida, promover o acompanhamento e mais facilmente rever a medicação do paciente, além de prestar informações sobre uso correto e conscientizando as comunidades sobre o fator de risco quando se usa medicamentos incorretamente.

A Farmácia Móvel visa consolidar a promoção e proteção da saúde, em nível individual e coletivo e faz parte da política de saúde do município. Atualmente o elenco de medicamentos disponibilizado pela secretaria da Saúde de Santo Antônio da Patrulha é excelente contemplando o tratamento de diversas patologias.

Postado: 09/08/2022
Atualização: 09/08/2022