Câmara aprova cadastro único para pessoas com Autismo, Síndrome de Down e TDAH

A Câmara Municipal de Santo Antônio da Patrulha aprovou por unanimidade no dia 1º de abril, véspera do Dia Mundial e Municipal de Conscientização sobre o Autismo, projeto de lei de autoria do vereador Gabriel Diedrich que cria o Cadastro Único das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no município.

O cadastro será constituído a partir de informações apresentadas por hospitais, clínicas e unidades de saúde, das redes pública e privada, em que as pessoas com TEA, Down ou TDAH recebam atendimento. Também poderão ser obtidas informações junto a outras instituições que prestem atendimento a esse público, como as associações constituídas, APAE e Patrulha Azul.

O objetivo da proposta é unificar as informações quantitativas, identificando as pessoas com essas deficiências, para fins de políticas públicas e disponibilização de atendimento na rede pública de saúde, educação e assistência social do município.

“Até o momento, não temos instrumentos que realizam o levantamento das pessoas com Autismo, Down e TDAH em Santo Antônio da Patrulha, o que facilitaria a construção de políticas públicas direcionadas”, afirma o vereador Gabriel Diedrich, destacando que “nem todos os autistas, por exemplo, apresentam as mesmas necessidades”.

O parlamentar fez questão de registrar a importância da compilação e unificação desses dados que hoje estão espalhados entre as secretarias municipais e associações.

“Dados estatísticos são necessários para que possamos construir, articular e desenvolver estratégias que atendam às necessidades desse público específico, principalmente nas áreas da saúde, da educação e da assistência social, considerando que esse público é composto por todas as faixas etárias”, complementa Gabriel Diedrich.

Postado: 05/04/2024
Atualização: 05/04/2024