Câmara aprova “Dia Municipal em Memória às Vítimas da Covid-19”

Projeto de lei de autoria do vereador Gabriel Diedrich foi votado na sessão de segunda-feira

A Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha aprovou por unanimidade na sessão ordinária de segunda-feira (7) o projeto de lei 203/2021 que institui o “Dia Municipal em Memória às Vítimas da Covid-19”.

Segundo o proponente, vereador Gabriel Diedrich, o dia escolhido foi 11 de junho, data que simboliza o registro da primeira morte pela Covid-19 na cidade. Portanto, nesta sexta-feira, faz um ano em que tivemos a primeira perda pelos efeitos da pandemia. Gabriel destacou que, até o dia da apreciação do projeto, o Brasil já havia ultrapassado a triste marca de 474 mil vidas perdidas em função das complicações causadas pelo Coronavírus. Em Santo Antônio da Patrulha, o número já chegava a marca de 139 pessoas, o que demonstra a extensão dos danos causados pela pandemia também em nossa cidade.

“Os números são alarmantes e, mesmo após o fim de período tão trágico da histórica da humanidade, nos farão refletir sobre a necessidade de adoção de políticas de fortalecimento do sistema de saúde, bem como da adoção de práticas cada vez mais amplas de educação em saúde que possam evitar ou combater, de modo eficaz, possíveis novos eventos como os que acontecem nessa era”, ressaltou Gabriel Diedrich.

O parlamentar enfatiza a importância da manutenção, difusão e valorização do sistema público e gratuito de saúde do povo brasileiro, que foi fundamental para salvar muitas vidas no Município bem como em todo o Brasil. “A melhor maneira de o poder público homenagear as vítimas da doença, é tomando medidas cada vez mais amplas de fortalecimento do sistema público de saúde. E minha proposta tem esse intuito”, afirma o vereador Gabriel Diedrich.

Em sua justificativa para apresentar o projeto, o vereador Gabriel Diedrich afirma que “a data também pretende não deixar cair no esquecimento os momentos de dor, medo e incertezas que a pandemia provocou em todos nós”.

Postado: 08/06/2021
Atualização: 08/06/2021