Câmara aprova projeto 83/20 que autoriza subsídio ao transporte público

Na tarde desta segunda-feira (01), um grupo de empresários do transporte coletivo de Santo Antônio esteve reunido com os vereadores. Com a queda na demanda, as empresas solicitaram apoio dos vereadores para que seja possível manter os ônibus atendendo a população, especialmente no interior. Serviços definidos por essenciais, como farmácias, supermercados e hospitais, são indiretamente dependentes do transporte coletivo de ônibus para chegarem aos seus postos de trabalho, fazendo dos coletivos uma peça de importância para a continuidade dos outros setores.

Os empresários admitem que diversas localidades foram prejudicadas com a retirada de algumas linhas importantes devido à pandemia do coronavírus. Solicitaram aos vereadores, análise urgente para possibilitar o pagamento dos compromissos e custos do transporte no município. Participaram da reunião o Presidente da Casa Legislativa, André Selistre, Marcelo Gaúcho, João Luís Moreira da Silva (Bacana), Rodrigo Massulo, Manoel Adam, Jair Belloli, Jorge Eloy de Oliveira, Valtair Andrade e a vereadora Eronita Andrade. Representando o Poder Executivo estavam presentes o Diretor de trânsito e segurança do município de Santo Antônio, Paulo Rogério da Costa Silveira, e o Secretário Geral de Governo, Planejamento e Gestão, Ferúlio José Teddesco.

À noite, a Câmara Municipal de Santo Antônio aprovou, na 16ª Reunião Ordinária, o Projeto de Lei 083/2020, oriundo do Poder Executivo, que dispõe sobre a concessão de subsídio financeiro às empresas de transporte público coletivo de passageiros, em virtude da calamidade pública devido à epidemia causada pelo novo Coronavírus (COVID-19). O subsidio será mensal, num percentual de 60% do valor apresentado nas planilhas de custos operacionais de cada empresa permissionária, referente à realização de transporte em linhas mínimas, estabelecidas pelo Município, por um período de até 60 dias, totalizando o valor global de R$ 127.847,54.

Postado: 03/06/2020
Atualização: 03/06/2020