Câmara aprova projeto de saúde bucal do vereador Gabriel

A Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha aprovou por unanimidade, na Reunião Ordinária do dia 18 de dezembro, o último projeto de lei de autoria do vereador Gabriel Diedrich em 2023, construído em conjunto com o setor de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde.

O Projeto de Lei nº 360/2023 institui a “Semana Municipal da Saúde Bucal”, que objetiva proporcionar um momento específico no calendário do Município para tratar desse tema de extrema importância para a saúde pública, por ser responsável por um grande número de doenças que poderiam ser evitadas pela correta higienização oral.

Segundo a proposta do vereador Gabriel Diedrich, a “Semana Municipal da Saúde Bucal” deverá ser promovida anualmente na semana do dia 25 de outubro, data em que se comemora o Dia Nacional do Dentista. O objetivo principal é promover atividades voltadas para a comunidade, principalmente às crianças e adolescentes, destacando a prevenção e a educação em higiene bucal. Nas escolas públicas, serão efetuados debates, palestras, distribuição de impressos educativos, exibição de filmes, exposições práticas, dentre outras atividades escolares tendo por temática a saúde bucal, executadas em conformidade com o Plano Político Pedagógico estabelecido e adequadas às ações integrantes do Programa Saúde na Escola (PSE).

“O aparecimento de cáries, por exemplo, já começa em bebês, aumentando expressivamente em crianças e ainda mais entre adolescentes, com isso percebe-se que um grande número dos jovens nunca sequer foi ao dentista. Esse tipo de doença é possível evitar, ou seja, fazendo a prevenção diária, visitando o dentista ao menos duas vezes por ano (no mínimo) e seguindo as corretas orientações”, alerta o vereador Gabriel. Além disso, a prevenção odontológica traz diversas outras vantagens, o que justifica a necessidade de programas com essa finalidade.

Destacamos alguns exemplos em que a prevenção pode ser fundamental:

* Evita o mau hálito;
* Evita doenças como placa bacteriana e gengivite;
* É responsável por aumentar a vida útil dos tratamentos bucais;
* Ajuda a identificar doenças e problemas em sua fase inicial, evitando complicações e agravamento de dores e doenças;
* Previne o câncer bucal. Conforme dados do Conselho Federal de Odontologia, o câncer bucal leva a óbito em cerca de 80% dos casos diagnosticados, de forma que ao aumentar a divulgação de informações e kits de higiene podemos evitar um acréscimo de casos, uma vez que o cuidado diário pode servir de prevenção ao câncer, sendo, portanto, de extrema relevância para a saúde pública do Município.

Alguns dos benefícios proporcionados pelo cuidado diário são:

* Evita cáries;
* Diminui significativamente as chances de perder dentes com doenças e inflamações avançadas, já que o acompanhamento permite um diagnóstico precoce;
* Ao evitar a perda de dentes, também evita problemas que podem surgir com a retirada de dentes, como bruxismo, dores de cabeça, dores de ouvido, entre outros incômodos;
* Ajuda na autoestima e na socialização;
* É muito mais barato e econômico fazer a prevenção, do que ter que arcar com os custos de tratamentos de doenças e outros procedimentos.
* Diminui o risco de acidentes cardiovasculares, já que muitas bactérias provenientes da boca, chegam até a válvula cardíaca, causando uma “obliteração da válvula”, que pode levar a um AVC;
* Diminui o risco de parto prematuro em gestantes;
* Muitas doenças sistêmicas podem ser diagnosticadas através de um exame bucal, como a falta de vitamina C ou de vitamina K, leucemia, AIDS, etc.

Postado: 20/12/2023
Atualização: 20/12/2023