Câmara aprova projeto do presidente Ezequiel Peixoto de conscientização e prevenção do Mal de Alzheimer

É sempre importante conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças, especialmente quando se trata de uma condição como o Mal de Alzheimer, que pode ter efeitos influentes na vida das pessoas suportadas e de seus familiares.

Agora, com a aprovação do Projeto de Lei nº 054/2023 durante a 11ª Reunião Ordinária, realizada na segunda-feira (17), a Campanha de Conscientização e prevenção “Fevereiro Roxo” poderá ser instituída oficialmente no calendário do município. Isso significa que a prefeitura, caso seja sancionada, irá promover ações específicas para a população sobre a importância da identificação precoce do Mal de Alzheimer.

O cronograma das atividades deverá ser fixado pela secretaria da Saúde e divulgado no site da Prefeitura. Também poderá contar com a parceria com as demais secretarias, bem como, a Câmara Municipal de Vereadores, entidades, sociedade civil, onde poderão desenvolver palestras, fóruns, seminários, eventos, cursos e outras atividades destinadas ao tema da nova lei.

A doença de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, além do comprometimento progressivo das atividades de vida diária. O primeiro sintoma, e o mais característico, é a perda de memória recente.

O presidente Ezequiel Peixoto ressalta que o diagnóstico precoce, bem como a identificação dos seus sinais, sintomas e orientações sobre as maneiras de melhorar a qualidade de vida dos portadores, é essencial justamente porque todas essas doenças podem ser retardadas com o início rápido do tratamento adequado.

Postado: 19/04/2023
Atualização: 25/04/2023