sessoes ordinarias

SESSÕES ORDINÁRIAS:

segundas-feiras, às 16 horas.
Câmara aprova Projeto Pomar Urbano do vereador Gabriel Diedrich
Câmara aprova Projeto Pomar Urbano do vereador Gabriel Diedrich

Foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária da Câmara, no dia 11 de setembro, o Projeto de Lei 214/2023, de autoria do vereador Gabriel Diedrich, que cria o Projeto Pomar Urbano, destinado ao plantio ou reposição de árvores de espécies frutíferas em áreas públicas do Município de Santo Antônio da Patrulha. De acordo com o texto, a implementação da iniciativa ocorrerá, preferencialmente, nas praças e demais áreas verdes da cidade, a critério do Poder Executivo.

Conforme o proponente, quando executado nas áreas livres e ociosas das escolas da rede municipal de ensino, o projeto poderá contar com a participação da comunidade escolar, com o objetivo de despertar o interesse do aluno para a valorização e os cuidados com os recursos naturais, por meio do contato com as plantas.

Na justificativa ao projeto, o vereador Gabriel Diedrich sugere que as secretarias municipais de Educação e Agricultura e Meio Ambiente, bem como o escritório local da Emater/Ascar, sejam envolvidos nesse trabalho junto às escolas da rede municipal de ensino, levando conhecimento, apresentando técnicas de plantio, debatendo quais as melhores espécies para produção em cada região, dentre outros.

O plantio será feito com as espécies frutíferas que forem mais adequadas a cada lugar, segundo a ecologia, o solo e a dimensão de área respectiva, objetivando atender aos programas de manutenção e ampliação de áreas verdes no município.

Além da finalidade ambiental, o projeto é voltado à melhoria da saúde pública, possibilitando que a população tenha acesso às frutas, estimulando a alimentação saudável.

O projeto também contempla a possibilidade da iniciativa privada promover o plantio ou reposição de árvores frutíferas, mediante permissão de uso, e em contrapartida fazer publicidade. Poderá ainda a Prefeitura firmar convênios com instituições e órgãos públicos.

Mais do que uma ação prática, o Projeto Pomar Urbano detém um cunho ambiental que visa conscientizar a população, inclusive estudantes, à necessidade de buscarem ações de cidadania, preservando e conservando também o ambiente em que vivem.

“A arborização exerce papel de vital importância para a qualidade de vida nos centros urbanos. Por suas múltiplas funções, a árvore atua diretamente sobre o clima, a qualidade do ar, o nível de ruídos e sobre a paisagem. Além de construir refúgio indispensável à fauna remanescente nas cidades”, afirma o vereador Gabriel Diedrich.

Detalhes

Escrito por: Claudio Franken - Assessoria de Imprensa
Categoria: Notícias
Postado: 18/09/2023
Atualização: 18/09/2023
Acessos: 141

Compartilhar

whatsapp facebook twitter
Pular para o conteúdo