Câmara aprova projeto que institui o “Novembro Azul” em prol da saúde do homem

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade, na reunião ordinária de segunda-feira (08), o projeto de lei nº 359/2021 que institui o “Novembro Azul” no município de Santo Antônio da Patrulha, dedicado a ações de prevenção ao câncer de próstata e de promoção da saúde do homem. O projeto de lei de autoria dos vereadores Gabriel Diedrich (MDB) e Jacira Santos (PP) visa consolidar na legislação municipal a campanha mundial de prevenção e promoção da saúde do homem.

No mesmo sentido da campanha “Outubro Rosa”, o mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem, sendo que o dia 17/11 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Essa doença é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas de manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos, com cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrendo em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é o segundo câncer mais comum em homens (atrás apenas de tumores de pele não melanoma), sendo a incidência em torno de 70 mil casos novos com pouco menos de 15 mil mortes anualmente.

Conforme o vereador Gabriel Diedrich, o objetivo principal é conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, e desenvolver ações diversas de prevenção e de promoção da saúde do homem, com ainda mais ênfase no mês de novembro. “É importante termos um período do ano registrado no calendário que sirva de alerta e chamamento aos homens para que façam exames de rotina e cuidem de sua saúde”, alerta Gabriel.

No mesmo sentido, a vereador Jacira Santos destaca que é importantíssimo que sejam realizadas atividades com vistas à promoção da saúde masculina, com foco na prevenção ao câncer de próstata, sendo que muito contribuirá para a proteção da saúde da população em nosso município. “Estamos organizando uma programação de atendimento voltado exclusivamente ao público masculino neste mês de novembro, haja vista a importância que a prevenção tem na qualidade de vida”, informa Jacira.

Como mostra a campanha de prevenção ao câncer de mama, onde a cor rosa simboliza a campanha e se tornou uma forma de chamar a atenção sobre o tema, a simbologia das cores é um recurso importante pela força comunicativa exercida, nesse sentido a cor azul, seja na iluminação de prédios públicos, praças ou outros locais, seja na adoção da mesma pela iniciativa privada participando da campanha, será uma forma de ampliar e reforçar a visibilidade da questão da prevenção do câncer de próstata e da necessidade de adesão e atenção por parte da população masculina.

Postado: 09/11/2021
Atualização: 09/11/2021